Ter uma das lojas de planejados exige uma atuação estruturada para superar desafios e se consolidar no mercado. No entanto, algumas falhas colocam a atividade em risco, desde a documentação até a instalação.
Com as ferramentas certas, é possível solucionar tais questões e potencializar a venda de móveis planejados. Principalmente, torna-se mais fácil alcançar os objetivos estratégicos de negócio.
Na sequência, veja quais são 5 falhas comuns em lojas de planejados — e saiba como driblá-los.
1. Documentação inadequada ou insuficiente
Logo no início do projeto, é necessário identificar todas as demandas do cliente, os interesses quanto aos móveis planejados, seus materiais e demais detalhes. O problema é que muitas lojas falham em realizar a documentação completa, o que afeta o desenvolvimento das próximas etapas.
A melhor maneira de corrigir isso é criando um processo de registro de todas as informações, com centralização. Assim, todos podem identificar quais são as necessidades de cada projeto e como atendê-las de forma otimizada.
2. Falta de padronização nas medidas e nos detalhes
Várias lojas de planejados também erram, ainda no atendimento, quanto à padronização de certas etapas. É o que acontece com medidas registradas erradas ou detalhes que não seguem uma proposta determinada. O maior problema é que isso gera riscos de o cliente ficar insatisfeito ao final.
A padronização de processos é o melhor caminho e a tecnologia pode ajudar. Contar com um sistema para registrar os dados permite definir corretamente os campos e as unidades, o que auxiliará a elaboração dos móveis planejados.
3. Demora na entrega de orçamentos por parte do projetista
Antes que os móveis planejados se concretizem, entretanto, é preciso que haja a aprovação do orçamento. Muitas vezes, esse é um fator de decisão relevante para o público, então não pode ser desconsiderado. O problema principal ocorre quando o projetista demora demais para responder à documentação feita com um orçamento. Na prática, é algo que aumenta os riscos de perder as vendas.
É por isso que é preciso ter um fluxo de trabalho adequado, com prazos bem definidos. A automação de tarefas proporcionada pela tecnologia facilita os cálculos e, assim, garante mais dinamismo na resposta.
4. Falta de acompanhamento sobre a situação financeira em lojas de planejados
Diversas lojas de planejados não se preocupam o suficiente com a parte financeira. Não sabem quanto custam os materiais, quanto a instalação representa no lucro final ou quais detalhes de processo interferem no preço. Também é muito comum haver descontrole do fluxo de caixa e até das questões contábeis e fiscais.
Tudo isso coloca a empresa em risco, quando basta ter uma gestão financeira estruturada. É essencial ter um bom planejamento, usar métricas de acompanhamento e aproveitar a tecnologia para aumentar a qualidade dos dados obtidos.
5. Baixa orientação sobre instalação de móveis planejados
Na maioria dos casos, a venda dos móveis planejados só termina realmente com a instalação. Esse procedimento ajuda a garantir a satisfação dos clientes, mas nem sempre é orientado corretamente. Como consequência, nem todos os materiais e detalhes são aproveitados adequadamente, o que afeta o resultado.
O melhor a fazer, portanto, é realizar um treinamento eficiente com os colaboradores responsáveis. Assim, podem-se evitar diversos problemas e fortalecer a atuação do negócio.
A gestão das lojas de planejadas encara alguns erros que prejudicam o desempenho e que, por isso, devem ser evitados. Com a utilização da tecnologia, principalmente, é possível driblar as dificuldades e otimizar a performance.
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