Indicadores de desempenho são essenciais para a elaboração e reformulação de estratégias focadas nos resultados das organizações. Nesse sentido, o ticket médio se configura como um importante parâmetro financeiro que revela, entre outros aspectos, o comportamento de consumo dos clientes, indicando o quanto eles podem estar satisfeitos.
Pensando nisso, criamos este artigo que abordará o conceito de ticket médio, a sua importância e como a sua empresa de móveis planejados pode realizar esse bem informado, visando a saúde financeira do negócio. Continue por aqui e confira.
O que é ticket médio?
O ticket médio é um indicador financeiro cujo objetivo é mostrar o valor médio gasto pelos clientes em cada compra. Ou seja, quanto maior for esse número, mais os clientes consomem determinada marca. Assim, o ticket médio revela o comportamento dos consumidores e seu nível de satisfação.
Esse indicador está intimamente ligado com os resultados — lucros — de uma empresa e oferece dados importantes que embasam as tomadas de decisão e a reformulação de táticas de venda, por exemplo.
Qual a importância do ticket médio?
O mercado de móveis planejados está em constante expansão, e o uso de indicadores de desempenho é fundamental para que as empresas se destaquem nesse cenário. Nesse sentido, o ticket médio ajuda os gestores no processo de elaboração de métodos mais eficazes para o aumento de vendas, além de avaliar o desempenho dos colaboradores e realizar o levantamento dos clientes que mais impactam o faturamento da empresa.
Todas essas ações influenciarão os resultados, aumentando, não apenas a lucratividade da sua loja de móveis planejados , mas também a sua confiança frente ao mercado. É importante mencionar que o acompanhamento de métricas de desempenho, como o tíquete médio, é um dos pontos cruciais para que uma empresa se torne uma autoridade no seu ramo de atuação.
Como calcular o ticket médio para a sua loja de móveis?
O acompanhamento do ticket médio auxilia nas estratégias de venda, tornando a tomada de decisão mais precisa, rápida e fundamentada. No entanto, para que sua loja de móveis consiga lograr os benefícios desse indicador, é preciso saber calculá-lo corretamente, realizar o diagnóstico e criar as ações de melhoria.
Desse modo, para saber o valor médio gasto pelos clientes basta dividir o faturamento total pela quantidade de vendas de determinado período. Ou seja:
Ticket médio = Faturamento / Vendas de um período
Portanto, se a sua loja obteve um lucro de 600.000,00 em um mês e o número de vendas foi de 300, o ticket médio do período foi de 2.000 (cada venda gerou uma média de R$ 2.000). É importante ressaltar que essa métrica não é fixa, podendo variar conforme dados importantes para o comércio, em que o consumo cresce significativamente, como Black Friday e Natal, por exemplo.
Como o eFinance ajuda a sua empresa a calcular o ticket médio?
Um empreendimento conta com uma diversidade de departamentos, tornando o trabalho de gestão bastante complexo. Assim, é essencial contar com parceiros comprometidos com seus objetivos, que impulsionam soluções para otimização de processos — como o acompanhamento das estratégias de lucratividade e sua aplicação nas estratégias de venda.
Além do ticket médio por cliente é possível analisar o ticket médio por projeto, sendo analisado cliente a cliente, quantidade de projetos vendidos e até mesmo quais ambientes mais vendidos durante um determinado período.
O eFinance é uma ferramenta de gestão completa para fábricas, lojas de móveis exclusivas, multimarcas
e marcenarias, preparada para atender todas as demandas, com relatórios fantásticos, como:
- Contratos Consolidados
- Indicadores Consolidados
- Resultado da Operação
- Métricas
- Demonstrativo de comissões – Loja
- Demonstrativo de comissões – Pós Venda
- Produtos Vendidos
- Resultado Fábrica
- Pesquisa de Satisfação Consolidada
- Metas
- Relatório de ATO
O acompanhamento de indicadores de desempenho e a sua aplicação prática nos processos da organização é etapa fundamental para garantir a conquista dos objetivos. E realizar esse trabalho com sistemas eficazes e inovadores, promove a otimização dos processos, reduzindo falhas e custos.
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