Endomarketing, também conhecido como ou Marketing Interno, é uma estratégia de marketing institucional que tem o objetivo de melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover. Confira todos os detalhes abaixo.
O que é endomarketing?
Como falamos acima, o Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional, voltada para ações internas. Ela faz os colaboradores se sentirem parte da empresa e ter uma percepção mais humana e carismática do negócio, desenvolvendo bons sentimentos e até mesmo orgulho e admiração por fazer parte da equipe.
Essa é uma estratégia utilizada por grandes empresas do mercado, afinal, os funcionários possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca. Portanto, ouvir o que eles têm a falar e entender suas necessidades pode ser o primeiro passo para criar uma estratégia de sucesso.
Separamos alguns exemplos de ações que você pode implementar no seu negócio:
– treinamentos e capacitações;
– incentivos ao diálogo;
– troca de experiências;
– eventos corporativos;
– viagens de incentivo;
– valorização do desempenho individual e coletivo;
– melhorias nos processos de comunicação interna.
Os benefícios do Endomarketing nas empresas
Colaboradores engajados e motivados
Dentre os benefícios esperados com a implantação dessa estratégia, está em primeiro lugar, a motivação dos funcionários e uma equipe engajada será mais colaborativa.
Melhora do ambiente de trabalho
O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável, onde os trabalhadores se sentem à vontade, confortáveis e valorizados por sua empresa. Uma das consequências dessa estratégia é um ambiente saudável e fidelidade à marca.
Menor rotatividade de funcionários
Com o aumento de satisfação e compromisso dos funcionários com a organização, a rotatividade tende a diminuir. Inclusive, pode até mesmo melhorar a saúde mental e qualidade de vida de toda a equipe.
Aumento de produtividade
Por último, mas não menos importante: com uma estratégia bem sucedida de endomarketing, é possível observar um aumento significativo da produtividade dos funcionários.
Como implementar o endomarketing: passo a passo
1- Crie uma área de endomarketing
O primeiro passo para implementar o endomarketing na empresa funcionários especializados e dedicados à função. Inclusive, ela deve integrar as áreas de RH e marketing.
2- Conheça seu público-alvo
Assim como toda estratégia de marketing, você precisa conhecer a fundo o público-alvo, entender qual o perfil dos seus funcionários, suas aspirações, linguagem e até mesmo expectativas em relação à empresa, por exemplo.
Com essas informações, você conseguirá desenvolver campanhas efetivas, que conversam diretamente com seu público.
3- Escolha quais os objetivos quer atingir
O próximo passo é definir os objetivos do endomarketing da empresa, por exemplo:
● Criar uma cultura de inovação e foco em resultados;
● Associar a marca a valores específicos;
● Aumentar o engajamento e motivação;
● Mudar o posicionamento da empresa diante dos colaboradores.
4- Defina suas estratégias
Depois de executar os passos anteriores, é hora de promover a empresa internamente através da implementação de novos canais de comunicação, promoção de benefícios que a empresa oferece, campanhas de incentivo, investimento em treinamentos, etc.
Além disso, você pode contar com a ajuda de softwares e novas tecnologias que ajudam a ter uma solução completa do negócio, como um sistema para loja de móveis, onde todos os dados ficarão unificados, inclusive os valores investidos nessas campanhas. Tudo isso em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.
5- Melhore continuamente
Avalie os resultados das ações de endomarketing e acompanhe as métricas de desempenho. Dessa forma, a empresa pode melhorar sua divulgação interna e descobrir quais estratégias funcionam melhor para seu modelo de negócio.
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