Certificados de qualidade são sempre muito importantes e valorizados pela indústria. Elas, de forma resumida, atestam que a empresa está operando seguindo as regras de segurança e de respeito a recursos, o que atesta o compromisso do negócio com a integridade de seus funcionários e também com o próprio meio ambiente.
Funciona da seguinte forma: Existem certificadoras, que podem ser associações, organizações ou ONGs, que são responsáveis por atestar que aquela empresa que quer o certificado está de acordo com as normas padrões definidas. Após uma avaliação minuciosa a certificadora dá então uma etiqueta, que valida que a empresa está de acordo com as normas.
Existem várias certificações de qualidade. Mas, você sabe quais são as mais usadas pela indústria?
ABNT NBR 16001
Esse certificado da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o certificado que valida que a empresa segue responsabilidade social em sua gestão.
ISO 9001:2000
Uma das mais conhecidas normas de qualidade, a ISO 9001 atesta a busca pela qualidade total e melhora continua nos processos de uma empresa. ISO vem de “International Organization for Standardization”, que significa “Organização Internacional pela Padronização”, e se repete em outras normas famosas adotadas pela indústria.
ISO 22000:2018
Essa ISO diz respeito a produção de alimentos, ela atesta padronização de processos da empresa de alimentos e tem como objetivo uma padronização que facilite o comercio, garantindo segurança para todos.
SELO FSC
FSC é a abreviação para “Forest Stewardship Council”, o nome da ONG que fornece o certificado. Ele afirma que a empresa que o porta tem um manejo florestal responsável, de acordo com as normas de preservação do meio ambiente.
SELO SENAPLAS
Esse certificado é fornecido pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), e garante que a empresa que o usa adquire insumos plásticos reciclados. Ou seja, outra certificação que diz respeito ao trato com o meio ambiente.
Certificações de qualidade são muito relevantes para a imagem da indústria. É bom que você as conheça, tanto para ver a possibilidade de aplica-las quanto para encontrar parceiros que estejam adequados com as mais diversas normas!