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Redes sociais como ferramentas de geração de leads

Publicado por eFinance em 9 de março de 20219 de março de 2021

As redes sociais deixaram de ser apenas um meio de interação entre as pessoas para se tornarem ferramentas de trabalho. Por meio dessas mídias, é possível vender, captar novos clientes, anunciar suas ofertas, prestar um bom atendimento e gerar leads, um termo bastante conhecido no meio digital.

Continue lendo para ver detalhes de como gerar Leads em diferentes canais de Marketing Digital 😉

O que é Lead?

Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse na sua empresa, nos seus produtos e representa uma oportunidade de negócio.

Segundo o conceito do Inbound Marketing, as empresas não vão atrás de clientes. Na verdade, são os clientes que chegam até as empresas, através de estratégias de atração, como SEO e Marketing de Conteúdo.

O cliente pode ter demonstrado esse interesse pedindo um orçamento, tentando entrar em contato com algum vendedor, mandando email, baixando algum material no seu site (caso você invista nisso) e deixando seu contato com a empresa. Através disso, seus vendedores entram em ação e ajudam o cliente a tomar a decisão de compra.

Vale ressaltar que a estratégia de gerar leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, sendo uma das principais oportunidades de negócio para o seu empreendimento. Com táticas de geração de tráfego, essa técnica atrai visitantes para convertê-los em Leads e transforma-los em futuros clientes, gerando demanda para os produtos e serviços da sua empresa através dos seus canais online. 

Principais ferramentas de Marketing Digital

Ter um website não é o suficiente para você conquistar clientes. Existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. É nesse momento que a demanda pelo uso de ferramentas, e até mesmo algum sistema para loja de móveis, ganham destaque: com uma gestão exclusiva para esse segmento, garantem uma solução completa, unificando todos os dados em um único sistema e sendo responsáveis por organizar e automatizar diversas tarefas manuais que dificultam a priorização de atividades mais estratégicas. Também auxiliam a parte comercial e valorizam a organização. Graças a isso, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e alavancando resultados. 

Segundo a pesquisa TechTrends, as ferramentas de Marketing Digital para conquistar Leads mais usadas no Brasil são:

  • Automação de Marketing – RD Station Marketing;
  • Email Marketing – Mailchimp e RD Station Marketing;
  • Landing Page – RD Station Marketing;
  • Marketing de Conteúdo – Rock Content;
  • SEO – Google Search Console;
  • Análises – Google Analytics;
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) – WordPress;
  • Monitoramento de Redes Sociais – RD Station Marketing.

Geração de leads eficaz, marketing e vendas

Entender quais são os tipos de leads é fundamental neste processo. Empresas com um bom departamento de redes sociais podem gerar 208% a mais de receita com marketing. Portanto, elas devem focar na geração de leads eficaz. Atingir esse público pode ficar mais fácil se você: 

  • Definir um lead ideal: que categorias de leads se aproximam com mais frequência? Analise os dados do seu perfil de cliente ideal;
  • Contar com um lead scoring adequado: apenas os leads ideais progredirão para a venda. Também é importante que eles realizem uma ação específica de vendas. Você pode monitorar isso usando ferramentas como rastreamento de leads.

5 principais canais para gerar leads

1. Website 

Um site bem construído e com conteúdos memoráveis permite que você capte leads por meio de assinaturas de newsletters.

2. Blog 

Um ótimo recurso para criar confiança entre sua empresa e seus potenciais clientes.

3. SEO e Marketing de conteúdo

Esse método possibilita desenvolver e distribuir conteúdo educativo e relevante para envolver os consumidores. Quanto mais o conteúdo for considerado de alta qualidade, mais ele será entregue ao público. 

4. Redes sociais 

As redes sociais são o canal mais utilizado, sendo uma técnica indispensável. Por elas, é possível pesquisar produtos, conseguir informações sobre sua loja e até efetuar compras.

5. E-mail marketing 

O e-mail é uma importante chave em uma estratégia de marketing, sendo uma das mais utilizadas táticas de geração de leads e também uma das mais fáceis maneiras de comunicação.

Agora que você já tem uma sólida compreensão dos princípios básicos da geração de leads, que tal começar a colocar em prática? E não se esqueça: Leads são ativos valiosos para seu negócio e por isso mesmo você deve tratá-los muito bem! Não apenas (embora isso seja muito importante) durante o contato com eles. E sim também na sua própria organização interna! 

Contar com um bom ERP para gerenciar seus leads é um passo importante para ter um departamento comercial bem ajustado e que te traga ainda mais frutos!

Categorias: Vendas e Marketing

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