O mercado de móveis está sempre muito aquecido, pois, a cada casa ou apartamento adquiridos surge a necessidade da compra de mobília. Nesse sentido, a opção por móveis planejados está sendo considerada cada vez mais, por oferecer design exclusivo com o custo-benefício mais vantajoso para o cliente.
Esse cenário fez com que a concorrência ficasse ainda mais acirrada e exigiu das empresas uma melhor performance. Pensando nisso, criamos este artigo que dará dicas de como você pode diferenciar sua loja de móveis planejados da concorrência. Confira a seguir!
Diferenciando sua loja de móveis planejados: análise da concorrência
Para que qualquer empresa se sobressaia no mercado é imprescindível conhecer a fundo a sua concorrência. Utilizando alguns métodos de análise, podemos verificar suas principais práticas, seus pontos fortes e fracos e, a partir daí, realizar os ajustes necessários nas estratégias de venda. Veja, a seguir, outros benefícios que o conhecimento sobre a concorrência oferece:
Vantagem competitiva
A realidade econômica e o comportamento de consumo, independente do país em que estamos, estão em constante transformação. Nesse cenário, as empresas precisam tomar decisões cada vez mais ágeis e, ao analisar a concorrência, pode identificar as principais tendências do mercado, ganhando vantagem em relação às demais.
Melhor compreensão do mercado
O estudo sobre a concorrência faz com que as empresas entendam melhor o mercado e conheçam as estratégias que estão sendo usadas. A análise também possibilita o acesso às diversas perspectivas relacionadas aos negócios, resultando em ações mais precisas e decisões mais rápidas.
Identificação das falhas dos concorrentes
Ao verificarmos a concorrência podemos perceber quais serviços ou produtos não estão sendo oferecidos, mas fariam grande diferença para os clientes. Essa percepção gera a oportunidade de fornecer atendimentos exclusivos e, consequentemente, faz com que a organização sobressaia entre as demais.
Dicas para diferenciar sua loja de móveis planejados da concorrência
Embora a análise da concorrência seja um trabalho essencial para um negócio ganhar notoriedade, outras medidas devem ser tomadas com esse intuito. Veja:
Desenvolva a sua persona
A persona é um conceito muito utilizado pelo Marketing para definir um perfil de cliente. A persona se diferencia do público-alvo, por possuir características muito específicas — como idade, profissão, estado civil, cargo, entre outros. Esses dados fazem com que as estratégias de venda sejam mais precisas e voltadas a um público especial.
Dessa forma, desenvolver a persona do seu negócio fará com que a empresa ofereça a ela exatamente o que ela precisa. Além disso, a comunicação será mais assertiva e personalizada, aumentando as chances de conversão.
Preze por um atendimento de excelência
Um bom atendimento é a base de qualquer negócio. Mas, no ramo de móveis planejados, esse aspecto tem ainda mais valor. Isso porque, um imóvel é o grande sonho de muita gente e poder mobiliar, deixando-o com a personalidade do comprador faz parte dessa expectativa.
Assim, realizar um atendimento ágil, respondendo todas as mensagens com as informações solicitadas, colocando-se a disposição no pós-venda é fundamental no processo de conquista e fidelização dos clientes.
Use a tecnologia a seu favor
Gerir uma empresa de móveis envolve a administração de diversos processos, seja financeiro, fiscal, logístico ou comercial, por exemplo. Todo esse trabalho impacta no progresso da empresa e no atendimento ao cliente final. Por isso, contar com a tecnologia pode garantir que as tarefas estejam conforme o que foi planejado.
O eFinance é uma ferramenta de gestão completa para fábricas e lojas de móveis franqueadas e multimarcas, preparado para atender todas as demandas da sua loja ou fábrica, como, por exemplo:
· Comercial;
· Relatórios;
· Fiscal;
· Estoque;
· Compras;
· Logística;
· Pós-Venda;
· Financeiro.
Para que uma empresa de móveis planejados possa se destacar da concorrência é preciso manter o foco nos processos internos, no cliente e no mercado. Nesse momento, é importante contar com parceiros comprometidos com os objetivos e metas do seu negócio, oferecendo soluções eficazes.