Tá ai um termo que é bem falado na internet, em palestras e em vários outros lugares, mas que nem sempre temos claro a definição. Afinal, o que significa compliance?
O que é compliance empresarial?
De forma objetiva, compliance significa estar de acordo com normas, protocolos, leis, políticas… Basicamente, funcionar de forma adequada com esses itens.
Na prática, quando falamos de compliance queremos dizer técnica e ações que garantam que a empresa esteja com seus processos, internos e externos, adequados a essas regras. Isso evita, por exemplo, que a empresa tome alguma multa por não estar de acordo com alguma norma ou com alguma lei. Ele deve criar essa cultura de que todos os processos da empresa estejam sendo executados levando em consideração as necessidades, que são criadas por questões regulatórias.
Cabe destacar que às vezes o conceito de compliance é confundido com o de auditoria. O primeiro, como falado acima, está mais relacionado com a criação de processos que “conversem” com as normas que devem ser seguidas, de forma que a empresa rode adequada com essas normas. Já a auditoria visa verificar se os processos estão sendo cumpridos e, quando possível, se os resultados estão sendo atingidos.
E, por que você deve implementar ações de compliance empresarial em seu negócio?
Os benefícios do compliance empresarial
Melhor gestão
Com o compliance rodando bem a gestão da empresa tem facilidades, uma vez que ela consegue ter uma equipe que já tem a cultura de seguir processos e, quando isso funciona bem, a necessidade de auditorias são menores. Isso deixa a gerência mais focada em outras questões mais relevantes para o core business do negócio.
Evitar punições e multas
O compliance também é muito sobre evitar riscos para a empresa. Quando estamos de acordo com as normas podemos trabalhar mais tranquilos, sabendo que não teremos surpresas ou punições que possam prejudicar seriamente o negócio.
Boa imagem da empresa
Os riscos citados acima, além de trazerem problemas financeiros, podem afetar muito negativamente a imagem de uma empresa, que não opera, por exemplo, dentro das normas ambientais.
Uma empresa que opera dentro das leis e que tem como processo interno ações que reforcem isso tem uma imagem muito melhor perante a clientes, parceiros e a sociedade como um todo!
Cultura organizacional sólida
Quando se tem na rotina diretrizes fortes em função de adequação a normas, a cultura empresarial é mais sólida, mais forte. Mas, cuidado! Isso só ocorre se seus funcionários entenderem o porquê de estarem fazendo o que estão fazendo. Caso queira ter isso na cultura de sua empresa é importante que compliance não seja um monte de processos a serem seguidos, e sim ações que eles entendam o objetivo e a importância desse objetivo para o sucesso do negócio.
O compliance vem cada vez mais sendo adotado e é um diferencial importante para empresas de sucesso. Entenda mais sobre o assunto e pense na possibilidade de aplicá-lo em sua empresa!