Blog eFinance
  • Vendas e Marketing
  • Gestão Empresarial
  • Financeiro
  • Logística / Pós-Venda
  • Atendimento à cliente
  • Novidades

O que é diferencial competitivo e como criar o seu

Publicado por eFinance em 28 de janeiro de 202128 de janeiro de 2021

O diferencial competitivo é uma característica que torna a sua empresa única, sendo responsável pelo crescimento e lucratividade do local. 

Esse diferencial pode estar relacionado ao atendimento, a qualidade do produto, ao preço ou até mesmo a entrega. É preciso identificar as oportunidades que surgem na empresa e criar estratégias para se destacar. O gerenciamento de dados através de um sistema para loja de móveis, por exemplo, é uma excelente maneira de acompanhar os resultados positivos e negativos e usá-los para realizar mudanças e se destacar no mercado.

No artigo de hoje vamos te ensinar a criar o diferencial competitivo na sua empresa. Confira! 

Diferencial competitivo segundo especialistas

Como falamos acima, o diferencial competitivo é o que leva os clientes a sempre preferirem comprar de você, mesmo em meio a tantos concorrentes.

Recentemente, o SEBRAE definiu o diferencial competitivo como atributos que tornam a empresa única, como vantagens e benefícios exclusivos que o negócio proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.

Já o Philip Kotler, professor de marketing internacional da SC Johnson & Son na Escola de Pós-Graduação em Administração de Kellogg da Northwestern University em Chicago, definiu que o diferencial competitivo é:

“Ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência”.

“Vantagem competitiva […] contribui de maneira significativa para os benefícios percebidos pelo cliente”.

Mas afinal, como criar o meu diferencial competitivo?

1. Conheça o seu cliente

Você só terá seu diferencial competitivo quando conhecer o perfil de seus clientes. É necessário identificar a idade, sexo, hábitos de consumo e interesses. 

Esses dados serão responsáveis por avaliar o que seus consumidores desejam e relacioná-las com o que a sua empresa oferece. Uma dica para realizar a análise é através de pesquisas e cadastros dos atuais clientes. 

Outra dica é, ao solicitar o cadastro de e-mail, a equipe de marketing pode criar ações e manter um relacionamento ativo com o consumidor, conhecendo ainda mais sobre seus gostos.

Vale ressaltar que a sua loja pode ter mais de um perfil de consumidor.

2. Tenha uma equipe qualificada

Ter uma equipe qualificada é sempre bom para sua empresa, não importa qual seja a situação. 

No caso de criar um diferencial competitivo, seus funcionários devem pesquisar e estudar o mercado na hora de elaborar um produto, visando criar algo inovador e que chame a atenção do seu público.

Além disso, o cliente pode ficar surpreso com o atendimento e, consequentemente, fazer a divulgação do estabelecimento e deixar de frequentar as lojas dos concorrentes.

Você pode utilizar estratégias para deixar sua equipe mais motivada, por exemplo, 

bonificações quando o vendedor atinge sua meta, viagens de incentivo, workshops, etc.  

3. Otimize seus processos

A automação e otimização de processos está cada vez mais presente nas empresas. A utilização da tecnologia auxilia na gestão do segmento, unificando todos os dados em um único sistema. 

Também conhecido como Sistema para Loja de Móveis, a ferramenta permite o gerenciamento de atividades burocráticas, aumentando a produtividade, melhorando o fluxo de trabalho, proporcionando mais tempo para os profissionais planejarem o desenvolvimento de produtos, melhorando o setor financeiro e estabelecendo metas de vendas.

Além disso, também existem sistemas que são extremamente úteis na hora de criar produtos inovadores, o que gera um diferencial competitivo para o negócio. 

Diversas lojas de móveis estão investindo pesado em tecnologia com o foco de obter o diferencial competitivo no mercado. Quanto antes a sua empresa se atualizar, mais rápido ela se destacará.

E aí, já conseguiu traçar a estratégia para conquistar seu diferencial competitivo? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários 😉 

Categorias: Gestão Empresarial

0 comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
  • Do projeto à entrega: Como alinhar vendas, produção, logística e pós-venda sem dor de cabeça
  • Os maiores desafios na gestão de uma loja de móveis planejados – e como superá-los
  • Atendimento ao cliente: Como encantar desde o orçamento até a entrega
  • Problemas de sua empresa que o eFinance pode resolver
  • Da inspiração à entrega: Como um sistema eficiente melhora a experiência de seu cliente?
Siga-nos nas Mídias Sociais!
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

Posts relacionados

o que é ticket médio
Gestão Empresarial

Descubra o que é e como calcular o ticket médio para a sua loja de móveis

Indicadores de desempenho são essenciais para a elaboração e reformulação de estratégias focadas nos resultados das organizações. Nesse sentido, o ticket médio se configura como um importante parâmetro financeiro que revela, entre outros aspectos, o comportamento Leia mais…

Gestão Empresarial

Você sabe o que é employee experience?

Uma empresa funciona bem quando combina de forma eficiente seus recursos. Um desses “recursos” mais importante é o capital humano, ou seja, as pessoas! São elas que fazem a engrenagem de uma empresa rodar. É Leia mais…

Gestão Empresarial

Gestão e tecnologia se misturam cada vez mais!

O conceito de gestão está atrelado a fazer o melhor possível com os recursos disponíveis. Esse conceito está cada vez mais atrelado à tecnologia como um todo.  O desenvolvimento tecnológico acelerado que o mundo passa Leia mais…

Suporte

(14) 3433-6399
suporte@efinance.com.br

Financeiro

financeiro@efinance.com.br

Comercial

(14) 3434-1021
comercial@efinance.com.br

Sucesso Cliente

(14) 3434-1021
cs@efinance.com.br

Páginas

> Blog
> Login
> Politica de Cookies
> Política de Segurança Cibernética
> Armazenamento de Dados
> Aviso de Privacidade
> Canal de Denúncias
> Requisição de Direitos


  • Materiais gratuitos
Todos os Direitos Reservados | eFinance 2020