O diferencial competitivo é uma característica que torna a sua empresa única, sendo responsável pelo crescimento e lucratividade do local.
Esse diferencial pode estar relacionado ao atendimento, a qualidade do produto, ao preço ou até mesmo a entrega. É preciso identificar as oportunidades que surgem na empresa e criar estratégias para se destacar. O gerenciamento de dados através de um sistema para loja de móveis, por exemplo, é uma excelente maneira de acompanhar os resultados positivos e negativos e usá-los para realizar mudanças e se destacar no mercado.
No artigo de hoje vamos te ensinar a criar o diferencial competitivo na sua empresa. Confira!
Diferencial competitivo segundo especialistas
Como falamos acima, o diferencial competitivo é o que leva os clientes a sempre preferirem comprar de você, mesmo em meio a tantos concorrentes.
Recentemente, o SEBRAE definiu o diferencial competitivo como atributos que tornam a empresa única, como vantagens e benefícios exclusivos que o negócio proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.
Já o Philip Kotler, professor de marketing internacional da SC Johnson & Son na Escola de Pós-Graduação em Administração de Kellogg da Northwestern University em Chicago, definiu que o diferencial competitivo é:
“Ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência”.
“Vantagem competitiva […] contribui de maneira significativa para os benefícios percebidos pelo cliente”.
Mas afinal, como criar o meu diferencial competitivo?
1. Conheça o seu cliente
Você só terá seu diferencial competitivo quando conhecer o perfil de seus clientes. É necessário identificar a idade, sexo, hábitos de consumo e interesses.
Esses dados serão responsáveis por avaliar o que seus consumidores desejam e relacioná-las com o que a sua empresa oferece. Uma dica para realizar a análise é através de pesquisas e cadastros dos atuais clientes.
Outra dica é, ao solicitar o cadastro de e-mail, a equipe de marketing pode criar ações e manter um relacionamento ativo com o consumidor, conhecendo ainda mais sobre seus gostos.
Vale ressaltar que a sua loja pode ter mais de um perfil de consumidor.
2. Tenha uma equipe qualificada
Ter uma equipe qualificada é sempre bom para sua empresa, não importa qual seja a situação.
No caso de criar um diferencial competitivo, seus funcionários devem pesquisar e estudar o mercado na hora de elaborar um produto, visando criar algo inovador e que chame a atenção do seu público.
Além disso, o cliente pode ficar surpreso com o atendimento e, consequentemente, fazer a divulgação do estabelecimento e deixar de frequentar as lojas dos concorrentes.
Você pode utilizar estratégias para deixar sua equipe mais motivada, por exemplo,
bonificações quando o vendedor atinge sua meta, viagens de incentivo, workshops, etc.
3. Otimize seus processos
A automação e otimização de processos está cada vez mais presente nas empresas. A utilização da tecnologia auxilia na gestão do segmento, unificando todos os dados em um único sistema.
Também conhecido como Sistema para Loja de Móveis, a ferramenta permite o gerenciamento de atividades burocráticas, aumentando a produtividade, melhorando o fluxo de trabalho, proporcionando mais tempo para os profissionais planejarem o desenvolvimento de produtos, melhorando o setor financeiro e estabelecendo metas de vendas.
Além disso, também existem sistemas que são extremamente úteis na hora de criar produtos inovadores, o que gera um diferencial competitivo para o negócio.
Diversas lojas de móveis estão investindo pesado em tecnologia com o foco de obter o diferencial competitivo no mercado. Quanto antes a sua empresa se atualizar, mais rápido ela se destacará.
E aí, já conseguiu traçar a estratégia para conquistar seu diferencial competitivo? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários 😉
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