Sabe o que é benchmarking e qual sua importância para seu negócio? É bom se informar sobre o assunto, porque esse pode ser um importante aliado para você, assim como é para muitas empresas que adotam essa prática.
A comparação é importante para tudo, através dela é que temos uma referência de como estamos nos saindo, em qualquer área. E é justamente isso que significa benchmarking: Ponto de referência.
Como funciona o Benchmarking?
Basicamente, benchmarking é uma comparação de indicadores entre o seu negócio e a concorrência. Ele tem como objetivo estudar os concorrentes para que você entenda o que eles fazem e como seu produto, ou serviço, performa perante o seu. A ideia é que você consiga entender em que caminho você está e também que você possa ver a partir dessa analise pontos de melhora em sua execução ou estratégia, tanto de produto quanto também de vendas e divulgação.
A forma de realizar essa estratégia vai sempre depender de seu mercado, de seus objetivos e também (principalmente) do nível de informações que você consegue acessar de seus concorrentes e do ambiente do mercado. Geralmente, os passos principais para um estratégia de benchmarking são:
1º Definir as KPIs
KPI significa “key performance indicators”, em português “indicadores chaves de performance”. Ou seja, definir a métrica que tem que ser mais avaliada, aquela que indica o quanto o negócio está tendo sucesso, aquela primeira coisa que se avalia ao falar do resultado. Uma KPI pode ser a quantidade de vendas que você faz, seu preço médio de venda, capacidade de produção, custo por produção… Entre outros!
É importante que você defina quais são as suas, quais são os pontos específicos que você quer comparar em relação a seus concorrentes.
É também muito de se comentar que é indispensável que você escolha métricas que você pode mensurar com facilidade, os indicadores de performance não devem ser algo muito vago ou pouco tangível.
E também, embora as KPIs possíveis sejam muitas, você deve pensar que como objetivo dessa técnica é a comparação, devesse escolher indicadores que de fato sejam possíveis de se comparar, e não informações que sejam totalmente restritas e inacessíveis. Exemplos de KPIs que costumam fazer sentido para o Benchmarking são: Número de seguidores nas redes sociais, preço médio dos produtos, taxa de engajamento e etc…
2º Definir concorrentes a serem analisados
Já sabendo o que você quer comparar, agora falta o “com quem”. Nessa etapa a empresa deve enxergar seus concorrentes estratégicos. Entender quem de fato são os que devem ser analisados não é fácil. Não adianta, por exemplo, analisar apenas uma outra empresa que seja muito maior que você, tendo em vista que as condições são diferentes e que talvez não seja valido de comparar com alguém que não está na mesma realidade.
3º Comparar os indicadores
Agora é hora de fazer a comparação! Para isso, você deve ter acesso às informações de um concorrente. Mas, como fazer isso? Bom, depende! Se você quiser analisar informações das redes sociais, por exemplo, você tem facilidade para achar esses dados, tendo em vista que muitos deles são públicos e estão a sua disposição. Se você quiser saber o preço de venda de seu concorrente, ai já vai demandar a solicitação de uma proposta para ele.
Outra coisa importante nessa comparação é que você veja sobre o processo e as técnicas que o concorrente utiliza. Assim, você tira não apenas um feedback sobre si mesmo, mas enxerga caminhos e ações que você ainda não está executando.
4º Analisar e tomar ações
Já com o comparativo em mãos é a hora de analisar, e entender em quais pontos estão suas fraquezas. Identificando as fraquezas, é a hora de fazer uma plano de ação para mitigar esses pontos e, se possível usando a inteligência que esse comparativo te trouxe, vendo como as outras empresas trabalham.
Benchmarking é uma técnica que tem muito a acrescentar no planejamento de qualquer negócio. Cada caso é um caso é o importante é que você entenda quais são seus objetivos e a melhor forma de aplicar essas técnicas!