O conceito de gestão está atrelado a fazer o melhor possível com os recursos disponíveis. Esse conceito está cada vez mais atrelado à tecnologia como um todo.
O desenvolvimento tecnológico acelerado que o mundo passa faz com que o número de ferramentas modernas que temos à nossa disposição para, gerenciamento, seja grande! E aí entra um ponto importante desse assunto: Quem soube usar a tecnologia a seu favor se diferenciou e ganhou espaço perante aos concorrentes.
A tecnologia esteve muito presente nessa mudança do jogo, quase como se fosse algo a ser descoberto e desbravado pelos empreendedores, para ajudar em seus resultados. Agora, o momento é outro. Ela é cada vez menos um diferencial e cada vez mais algo essencial, uma cultura e até necessidade em muitos casos.
Com essas ferramentas cada vez mais acessíveis, esse é o movimento mais natural. No marketing tecnologias web cada vez mais ajudam na criação de sites e outras ações, na logística é impossível operar sem usar sistemas digitais e assim vai sendo, em todas as áreas!
A capacidade que esses novos recursos têm para expandir horizontes de um negócio é impressionante! Tendo a tecnologia como aliada seus processos e, por consequência, seus resultados, podem ser muito melhores!
Todo esse cenário cria um ponto importante! O de que é necessário contar sempre com soluções de qualidade, porque, fatalmente, se você tem uma relação próxima com a tecnologia em seu dia-a-dia você acaba desenvolvendo uma dependência dela.
A tecnologia como cultura organizacional
Empresas de sucesso tem suas gestões não apenas relacionadas a tecnologia, mas sim a tem como uma cultura organizacional. Um dos grandes exemplos disso é o ERP.
ERPs são sistemas de gestão. Basicamente, softwares que ajudam na criação de processos para gerenciamento e também no controle de dados, informações e métricas de resultado.
Esses sistemas possuem módulos para cada área e também as unificam, reduzindo assim consideravelmente a quantidade de erros por falha de comunicação.
Outra questão é que ERPs são feitos para áreas de atuação específicas. Como nossa solução, que é um sistema para loja de móveis, que foi desenvolvido pensando em todas as questões e particularidades do setor.
Embora um ERP possa te dar as ferramentas para ter um melhor controle e uma gestão de mais qualidade no geral, ele só te leva até uma parte do caminho! Ele pode te gerar relatórios financeiros de qualidade, mas a análise desses dados e a tomada de decisão depende de você, gestor! E é assim no geral, a gestão cada vez mais tecnológica para ajudar na execução dos processos e sempre dependendo da tomada de decisão assertiva que sempre será feita por humanos, nem uma tecnologia vai poder substituir a análise e a ação.
Enxergue os avanços tecnológicos e os abrace! Você não só terá um importante aliado como também criará uma cultura de tecnologia em função da gestão, e gestão em função de melhores resultados!