Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam a tomada de decisão. Se você já comprou um produto por impulso e depois buscou motivos para defender a sua ação, saiba que um ou mais gatilhos mentais podem ter sido ativados. Essa é uma poderosa arma de persuasão.
O objetivo de uma loja de móveis é vender o que se produz. No entanto, para ele ser alcançado, é necessário passar por diversas etapas até que o cliente diga sim. E é nessa parte que os gatilhos mentais entram.
A maioria das decisões que a gente toma não são lógicas. Mas a tática precisa ser bem pensada antes de ser colocada em prática, tendo em vista que, atualmente, o consumidor está mais esperto e sabe quando algo não parece natural.
Esses gatilhos mentais são responsáveis por muitas estratégias de marketing e vendas atualmente e podem fazer toda a diferença na hora de elaborar as estratégias da sua empresa. Confira:
Gatilho mental de Curiosidade
A curiosidade é um dos gatilhos mentais mais motivadores. Portanto, o marketing pode (e deve) explorar isso como um poderoso incentivo para a ação. Esse recurso é bastante usado em títulos de email marketing e lançamentos de produtos, por exemplo.
Para isso, você pode contar com a ajuda de softwares e novas tecnologias que ajudam a ter uma solução completa do negócio, como um sistema para loja de móveis, onde todos os dados ficarão unificados, com todos os orçamentos que os vendedores fizeram detalhadamente e disparos de email marketing, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.
Gatilho mental de Compromisso e Coerência
Este princípio nos mostra que, quando uma pessoa se compromete com uma ação, como, por exemplo, adicionar um produto ao carrinho no site, é muito provável que ela efetive a compra, pois existe a necessidade de sermos vistos como coerentes.
Portanto, considere que uma pessoa só irá comprar algo de você se tiver uma certa coerência, com um compromisso criado no momento. Quando estiver conversando com um potencial cliente na loja de móveis, demonstre que você realmente presta atenção no que é dito e ofereça a ele a solução exata para o problema que ela possui.
Gatilho mental de Autoridade
Pessoas gostam de estar perto de quem tem autoridade e tem entendimento de determinado assunto. Em suas abordagens aos clientes, demonstre que você conhece tudo sobre os móveis da loja para conquistar a confiança. Uma dica é comprovar esse conhecimento por outros meios, como vídeos, textos para blog e webinars ou algum curso.
Exemplos comuns de como as empresas utilizam o gatilho da autoridade: exibição de prêmios, certificações, avaliações positivas de outros clientes, fotos dos móveis instalados, etc.
Gatilho mental de Exclusividade
No caso do gatilho mental da exclusividade, ele é desperta o lado esnobe da clientela. Por exemplo, se uma pessoa tem exclusividade a uma certa informação ou um produto, ela tende a se sentir superior, portanto, esse gatilho também é conhecido como Efeito Esnobe.
Um exemplo cada vez mais comum do gatilho de exclusividade presente em diferentes nichos de mercado são os clubes de assinatura. Ao fazer parte de um, você recebe produtos e brindes exclusivos, restritos às pessoas que estão naquele círculo.
O Gatilho mental se refere ao desejo por bens porque eles não são aqueles vulgarmente preferidos. Eles são desejados porque só são acessíveis a quem tem mais poder aquisitivo.
Para implementar a técnica na sua loja, crie uma estratégia que desperte a sensação de privilégio de ter acesso ao que os outros não têm. Comunique isso aos clientes, proporcionando-lhes a oportunidade de ter algo exclusivo e que os outros não vão ter.
0 comentário