A motivação é algo que faz parte do ser humano. Para realizar qualquer ação em nosso dia a dia, precisamos de algo que nos motive a executar tal ação. Mas quando o assunto é motivação no ambiente de trabalho, o assunto se torna mais delicado e consequentemente, mais desafiador.
A motivação tem relação direta com a produtividade. Funcionários desmotivados tendem a procrastinar e executar suas tarefas com menos atenção, ficando mais propícios a cometer erros, além de afetar o seu comprometimento e sua satisfação com a empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management, empresa americana especialista em carreiras que ouviu mais 30 mil pessoas em 15 países, profissionais motivados rendem 50% a mais em produtividade. Por essa razão, manter a motivação de toda a equipe é importante não apenas para cada membro do time, mas também para a saúde do negócio.
Para proporcionar qualidade de vida no trabalho, é necessário inovar e trazer benefícios que vão além dos tradicionais, como salário, plano de saúde, vale-refeição, transporte, etc. Antes de listar salário e benefícios oferecidos pela empresa como motivadores de felicidade no ambiente de trabalho, os brasileiros têm outras inúmeras questões a destacar. Confira 7 dicas para manter seus funcionários motivados:
1- Reconheça as conquistas
Se esforce para reconhecer todas as conquistas da empresa, desde as menores até as maiores, bem como os responsáveis por elas. Use a criatividade na hora das gratificações, não precisa ser necessariamente um aumento salarial e nem um aperto de mão nos corredores da empresa. Chame o funcionário para um café ou até mesmo happy hour para comemorar. Reconhecer e mostrar o quanto os profissionais são merecedores são atitudes que deixam a equipe muito mais motivada!
2- Negocie dias de home office
O home office vem, gradualmente, conquistando espaço nas empresas. É interessante que alguns testes sejam feitos para garantir o total comprometimento do colaborador, por isso, negociar pelo menos um dia de home office com cada integrante da equipe pode ser uma excelente maneira de motivá-los, estabelecer um vínculo maior de confiança e até mesmo analisar se vale a pena
manter o colaborador full time como home office futuramente. A liberdade, responsabilidade e economia são alguns dos principais benefícios do home office.
3- Programas de incentivo
Como citado no primeiro tópico, recompensar seus funcionários é de fato uma ótima ideia e tem um efeito muito bom na motivação da equipe. Além da tradicional comissão de vendas, dos prêmios pelo atingimento de metas e dos bônus de performance anual, campanhas pontuais com prêmios mais lúdicos, como viagens, aparelhos eletrônicos, vouchers e até mesmo carros e motos são algumas das ideias para trabalhar na sua empresa.
4- Ambiente mais leve
Várias empresas já colocaram essa dica em prática e notaram diferenças positivas. Procure trazer um ambiente de trabalho descontraído e confortável para o escritório. Criar um espaço de lazer e descanso traz diferenças positivas no desempenho dos colaboradores. Por exemplo, criar um espaço para que o profissional possa descansar alguns minutos após o almoço, ter mais momentos de lazer na empresa, uma sala com sofás e puffs, mesa de pebolim, videogame ou até mesmo um espaço que permita quick massages podem fazer toda a diferença para fugir da rotina. Além de motivar, a ação pode fortalecer a criatividade e eficiência do colaborador 😉
5- Use mais feedbacks
O feedback é uma ferramenta de comunicação que precisa ser mais utilizada no ambiente de trabalho. Com ela você pode conversar e explicar exatamente o que espera de seus profissionais. Os colaboradores motivados vão se empenhar em trabalhar seus pontos de melhoria, enquanto os desmotivados provavelmente deixarão bem claro o desinteresse na atividade. A gestão de desempenho permite definir e negociar metas, acompanhar, avaliar, dar feedback e formular planos de melhoria.
0 comentário