As mudanças de comportamento torna os consumidores cada dia mais exigentes, desde os produtos e serviços até mesmo ao atendimento do vendedor.
Vendedores geralmente possuem uma ótima capacidade de convencimento, disposição e simpatia. Mas, além disso, quais são as características que contribuirão para que você se torne um profissional acima da média? O que deve desenvolver para se destacar dos demais? No artigo de hoje, confira as 8 melhores características de um bom vendedor.
1- Motivação
A motivação é uma das principais características dos vendedores. Independentemente das circunstâncias, o vendedor deve ter uma visão otimista, sempre em busca de melhores resultados. Um profissional desmotivado raramente vai atingir os seus objetivos.
Para ser uma pessoa motivada, invista na sua qualidade de vida.
2- Networking
Um bom vendedor precisa ter uma boa rede de contatos, composta por clientes e parceiros, além da capacidade de estabelecer e manter uma conexão com várias pessoas.
Dessa forma, você conquistará uma comunidade interessada no seu produto, tendo a chance de expandir as oportunidades para fechar negócio.
3- Persistência
Assim como na motivação, a persistência também é uma grande qualidade, se usada da forma correta. Reconheça bem as oportunidades, entenda o diferencial da sua marca e seja persistente quando perceber que o cliente tem potencial, perfil e capacidade para contratar a sua empresa.
Exercite a ideia de que conhecer a necessidade do cliente e o que o seu produto é aquilo que ele precisa. Afinal, insistir sem nenhum argumento não tem lógica
4- Proatividade profissional
Um profissional de vendas que deseja estar acima da média não espera que o seu chefe estabeleça metas de vendas. Portanto, tenha uma abordagem proativa, determinando objetivos reais e alcançáveis, porém desafiadores, para si mesmo. Visualize seu alvo e determine o que deve ser feito diariamente para atingi-lo.
5- Capacidade de ouvir
Profissionais bem-sucedidos são aqueles que compreendem tudo que os clientes desejam, tornando o processo de vendas bem-sucedido. Dê valor ao silêncio e não sobrecarregue os clientes com inúmeras informações ao mesmo tempo.
6- Autoconfiança
Muitas vezes, o vendedor vai chegar perto da meta de vendas, sem conseguir fechá-la. Para seguir em frente, é necessário ter uma das principais características de um bom vendedor: confiança.
Não duvide da sua capacidade de realizar negócios quando algum cliente desistir da negociação. São nesses momentos que precisamos ter autoconfiança e saber do seu verdadeiro potencial. É graças a essa qualidade que vai dar forças para o vendedor não desistir nem desanimar dos obstáculos que tem pela frente.
7- Conhecimento técnico
Durante o processo de vendas, há momentos em que o cliente deseja ouvir do vendedor quais serão as principais vantagens na aquisição do produto. Para isso, o vendedor deve ter estudado as suas características.
Durante a argumentação, o conhecimento ajudará a sanar todas as dúvidas do cliente e é claro que isso requer que o vendedor tire um tempo para estudar o manual ou busque informações relevantes do produto.
Além disso, o conhecimento técnico pode te auxiliar até mesmo na inovação do negócio, implementando novas tecnologias, como um sistema para loja de móveis. Nesse sistema, todos os dados ficarão unificados em um único local, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios, otimização dos processos, atualizações de estoque, detalhes dos produtos etc.
Como você pôde ver, as características de um bom profissional de vendas são amplas e necessitam de constante atualização, espírito colaborativo e postura de liderança. Ao procurar desenvolver essas habilidades, certamente você alcançará as suas metas no setor de vendas. Não se esqueça que quanto mais esses hábitos estiverem interiorizados dentro da sua rotina, melhores serão os resultados 😉
0 comentário