Os últimos anos foram alguns dos anos de maiores mudanças na vida no geral, e o mercado não é uma exceção. Mudanças empresariais geralmente vem de duas formas: Ou através de inovações tecnológicas que mudem drasticamente a forma que fazemos as coisas ou através da necessidade. No caso das mudanças mais recentes, o motivo está mais para a segunda.
Provavelmente, a principal mudança causada pela pandemia é a nossa relação com o trabalho. O home office foi muito adotado e se tornou tendência, primeiro por necessidade e depois pela facilidade que oferece e por quebrar os “limites” do trabalho convencional, tendo em vista que você pode contar com profissionais que não estão geograficamente próximos, expandindo seus horizontes no quesito de contratações.
Portanto, o home office não é mais um “tapa buraco” e sim um novo modelo que veio para ficar. É verdade, ele não foi uma invenção da pandemia e já existia uma porcentagem de brasileiros que viviam dessa forma, mas essa porcentagem não é nada comparada com a de hoje.
É claro que isso não é uma mudança apenas na vida dos funcionários, mas também na dos empregadores! Ter um controle de equipe com um trabalho totalmente presencial é uma coisa, com trabalho remoto, mesmo que parcialmente, é outra, completamente diferente. A forma da gestão não é a mesma, e as empresas devem se adaptar. Até porque, à distância, os erros podem ocorrer mais facilmente, tendo em vista que não é tão simples como virar para o lado e perguntar para um colega ou simplesmente o ver fazendo.
Controlar a execução de processos remotamente é complicado, e um ótimo aliado é o ERP. ERP significa: “Enterprise resource planning”, em português: “Planejador de recursos empresariais”. Resumidamente, é um sistema que te ajuda na gestão empresarial, gerando relatórios, registrando processos e conectando as diferentes áreas da empresa.
Se você tiver uma loja de móveis planejados, é essencial que os diferentes departamentos dela conversem, vendas deve estar alinhada com o departamento financeiro, também deve conversar com logística, pós-venda… E gerenciar tudo isso nunca é fácil, ainda mais com boa parte da equipe remota. Para isso, você pode contar com um sistema para loja de móveis.
Integrar seus departamentos de forma clara e confiável é essencial para garantir uma fluidez que essa nova dinâmica de trabalho pede! Entenda as mudanças, não lute contra elas, mas se prepare e conte com a tecnologia para te ajudar a ter uma melhor gestão e também uma melhor consequência dela: Os resultados!