Gerenciar um negócio é sem dúvidas uma atividade muito complexa, controlar todas as áreas de uma empresa é trabalhoso e demanda muita disciplina. E talvez, o maior aliado que você possa ter nessa missão é o ERP.
O que é ERP?
ERP é a sigla para “enterprise resource planning” que em português seria algo como “planejador de recursos empresariais”. Na prática é um sistema de gestão que te auxilia a ter melhor visão e, consequentemente, melhor controle de todas as áreas de seu negócio: comercial, logística, estoque, financeiro e etc…
Um sistema de gestão integra as informações e processos de diferentes áreas, para evitar as famosas “batidas de cabeça”, uma vez que em todos os departamentos se conversam as chances de erros durantes os processos é, sem dúvidas, menor.
Uma outra grande vantagem é que esses sistemas são feitos pensando em segmentos específicos. Assim, você pode contar com uma ferramenta que foi feita levando em consideração as particularidades de sua área ao invés de algo genérico.
As vantagens de um ERP na gestão de tempo e processos
Um ERP reúne processos e é uma ferramenta importante, não só para a gerência conseguir avaliar o que está sendo feito de forma mais clara, mas também para os funcionários conseguirem executar os processos com uma qualidade bem superior, evitando as chances de erro ou de processos “não escritos”. Esse tipo de processo basicamente ocorre quando o funcionário sabe como executar tal tarefa, mas às vezes não tem isso formalizado e uma pessoa que venha a o substituir algum dia vai sofrer sem saber exatamente aonde ir.
Com os processos bem formalizados é possível ter uma visão bem melhor deles e garantir que eles estejam sendo cumpridos, esse controle de forma manual é muito complexo e quase impossível de ser feito. Imagine visualizar todos os processos de produção de uma pessoa “manualmente”, sem a ajuda de um sistema de controle? Isso faz com que seja super difícil você enxergar quanto tempo cada uma das etapas de produção está levando, por exemplo.
E é justamente aí que entra o ERP na gestão do tempo! Conseguindo mapear e controlar os processos de forma clara você pode identificar eventuais gargalos que estão gerando perda de tempo e também identificar processos que poderiam demorar mesmo.
Um software de gerenciamento vai te ajudar a ter um controle melhor, mas a leitura dessas informações depende de você! Além da organização no sistema é importante que a empresa crie a cultura de trabalhar com o ERP e que consigam aproveitar o máximo suas vantagens e o conhecimento que ele dá.
0 comentário