As redes sociais deixaram de ser apenas um meio de interação entre as pessoas para se tornarem ferramentas de trabalho. Por meio dessas mídias, é possível vender, captar novos clientes, anunciar suas ofertas, prestar um bom atendimento e gerar leads, um termo bastante conhecido no meio digital.
Continue lendo para ver detalhes de como gerar Leads em diferentes canais de Marketing Digital 😉
O que é Lead?
Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse na sua empresa, nos seus produtos e representa uma oportunidade de negócio.
Segundo o conceito do Inbound Marketing, as empresas não vão atrás de clientes. Na verdade, são os clientes que chegam até as empresas, através de estratégias de atração, como SEO e Marketing de Conteúdo.
O cliente pode ter demonstrado esse interesse pedindo um orçamento, tentando entrar em contato com algum vendedor, mandando email, baixando algum material no seu site (caso você invista nisso) e deixando seu contato com a empresa. Através disso, seus vendedores entram em ação e ajudam o cliente a tomar a decisão de compra.
Vale ressaltar que a estratégia de gerar leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, sendo uma das principais oportunidades de negócio para o seu empreendimento. Com táticas de geração de tráfego, essa técnica atrai visitantes para convertê-los em Leads e transforma-los em futuros clientes, gerando demanda para os produtos e serviços da sua empresa através dos seus canais online.
Principais ferramentas de Marketing Digital
Ter um website não é o suficiente para você conquistar clientes. Existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. É nesse momento que a demanda pelo uso de ferramentas, e até mesmo algum sistema para loja de móveis, ganham destaque: com uma gestão exclusiva para esse segmento, garantem uma solução completa, unificando todos os dados em um único sistema e sendo responsáveis por organizar e automatizar diversas tarefas manuais que dificultam a priorização de atividades mais estratégicas. Também auxiliam a parte comercial e valorizam a organização. Graças a isso, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e alavancando resultados.
Segundo a pesquisa TechTrends, as ferramentas de Marketing Digital para conquistar Leads mais usadas no Brasil são:
- Automação de Marketing – RD Station Marketing;
- Email Marketing – Mailchimp e RD Station Marketing;
- Landing Page – RD Station Marketing;
- Marketing de Conteúdo – Rock Content;
- SEO – Google Search Console;
- Análises – Google Analytics;
- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) – WordPress;
- Monitoramento de Redes Sociais – RD Station Marketing.
Geração de leads eficaz, marketing e vendas
Entender quais são os tipos de leads é fundamental neste processo. Empresas com um bom departamento de redes sociais podem gerar 208% a mais de receita com marketing. Portanto, elas devem focar na geração de leads eficaz. Atingir esse público pode ficar mais fácil se você:
- Definir um lead ideal: que categorias de leads se aproximam com mais frequência? Analise os dados do seu perfil de cliente ideal;
- Contar com um lead scoring adequado: apenas os leads ideais progredirão para a venda. Também é importante que eles realizem uma ação específica de vendas. Você pode monitorar isso usando ferramentas como rastreamento de leads.
5 principais canais para gerar leads
1. Website
Um site bem construído e com conteúdos memoráveis permite que você capte leads por meio de assinaturas de newsletters.
2. Blog
Um ótimo recurso para criar confiança entre sua empresa e seus potenciais clientes.
3. SEO e Marketing de conteúdo
Esse método possibilita desenvolver e distribuir conteúdo educativo e relevante para envolver os consumidores. Quanto mais o conteúdo for considerado de alta qualidade, mais ele será entregue ao público.
4. Redes sociais
As redes sociais são o canal mais utilizado, sendo uma técnica indispensável. Por elas, é possível pesquisar produtos, conseguir informações sobre sua loja e até efetuar compras.
5. E-mail marketing
O e-mail é uma importante chave em uma estratégia de marketing, sendo uma das mais utilizadas táticas de geração de leads e também uma das mais fáceis maneiras de comunicação.
Agora que você já tem uma sólida compreensão dos princípios básicos da geração de leads, que tal começar a colocar em prática? E não se esqueça: Leads são ativos valiosos para seu negócio e por isso mesmo você deve tratá-los muito bem! Não apenas (embora isso seja muito importante) durante o contato com eles. E sim também na sua própria organização interna!
Contar com um bom ERP para gerenciar seus leads é um passo importante para ter um departamento comercial bem ajustado e que te traga ainda mais frutos!
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