A pandemia do #Coronavírus abalou o mundo dos negócios, o que fez com que muitas empresas mudassem seus modos de operação para se adaptar a essa nova realidade.
Essa situação representou e ainda representa um desafio que pode trazer sérias consequências financeiras. Afinal, muitos empreendedores precisaram fechar as portas de seus estabelecimentos físicos, provocando queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento.
Felizmente, existem algumas estratégias que permitem a sobrevivência do empreendimento durante crises, e se manter competitivo é a principal delas. Confira abaixo algumas dicas para você ter uma ótima produtividade e manter o seu negócio competitivo!
Procure resultados rápidos
Para sobreviver e se manter competitivo no mercado em meio à crise, é necessário investir seus recursos financeiros em atividades que oferecerem resultados rápidos.
Grandes projetos devem ser deixadas de lado, pois resulta em um alto risco para os negócios. Já, por outro lado, ficar estagnado não levará o empreendimento a lugar nenhum.
O cenário ideal é encontrar um meio-termo. Invista em atividades como a ampliação do segmento de mercado, ativação de redes sociais, atendimento online, oferecer os produtos em novas regiões e abrir novos canais de vendas, por exemplo.
Inove no seu negócio
Não importa o tamanho do seu negócio, é necessário investir constantemente em inovação, principalmente nesse momento de crise, onde ela será responsável por te oferecer um novo horizonte.
Inove implementando novas tecnologias que ajudam a ter uma solução completa do negócio, como um sistema para loja de móveis, onde todos os dados ficarão unificados em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.
Isso deixará a rotina mais ágil, fazendo com que você (ou seus funcionários) tenham tempo para chegar até novos clientes por meio das redes sociais, por exemplo. Se adapte a esse novo modelo de negócio 😉
Controle os custos
Quando em tempos de crise, os custos têm a impressão de serem ainda mais altos. Nestes casos, é primordial pensar em novas ideias para reduzir custos do empreendimento e manter tudo sob controle, incluindo a vigilância sobre o fluxo de caixa. Sem isso, não há como sobreviver à crise, por mais que as vendas estejam indo bem, como uma forma de precaução.
A dica vale não vale apenas para épocas de aperto financeiro, afinal, quanto mais gastos menor será sua lucratividade, independente de ser época de crise ou não. Quando você para analisar todos os detalhes do processo com atenção, você percebe diversos desperdícios provenientes da má utilização dos recursos.
Comunique-se com seu público
A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus colocou ainda mais em evidência a necessidade de as marcas se comunicarem da forma ideal com seu público alvo, e claro que isso está ligado diretamente a marcar presença nas redes sociais. Dessa forma, é possível agregar mais valor a marca, evitar oportunismo, agir de forma simpática e atenciosa, além de ficar por dentro de todas as novidades.
Utilizando essas ferramentas ao seu favor (Facebook e Instagram, por exemplo), é possível ficar próximo dos seus consumidores em tempo real, principalmente durante a época de pandemia.
Identifique novas oportunidades
Procure saber quais são as dificuldades que seus clientes estão enfrentando. E se eles estiverem passando por dificuldades financeiras?
Nessa ocasião, você pode negociar descontos para os clientes mais fiéis e novos clientes, novas formas de pagamento, dar a opção do consumidor parcelar em mais vezes, etc.
Este é um momento importante para fazer uma reflexão e identificar quais pontos podem ser melhorados nos seus serviços. Para perceber mais rapidamente estas oportunidades, é necessário manter um bom relacionamento com toda sua base de clientes.
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