É natural querer que a sua loja de móveis seja bem-sucedida. Só que também é muito comum encontrar algumas desculpas que são dadas para que o cotidiano da empresa não passe por uma transformação. Como resultado, diversos negócios são perdidos.
Para driblar a situação, é indispensável entender quais são essas questões. Assim, fica mais fácil reconhecer esse tipo de comportamento e compreender qual é a melhor maneira de contorná-lo.
Veja quais são as 5 desculpas mais comuns que podem estar prejudicando sua loja de móveis e não perca mais nenhum bom negócio!
1. “Não tenho tempo para fazer a gestão financeira”
A fala clássica, sem dúvidas, envolve a dificuldade para gerenciar o tempo. Especialmente quando o gestor tem mais de uma função (como é o caso do empreendedor), realmente pode ser difícil conciliar muitas atividades. Porém, as contas não esperam e, enquanto isso, a gestão financeira prossegue sem que sejam tomadas decisões informadas.
O principal problema é que isso faz com que os recursos sigam para áreas não-prioritárias ou que não entregam tantos resultados. Com isso, vários negócios são perdidos. Como solução, basta recorrer a um bom sistema para loja de móveis , que garantirá uma atuação bem consistente.
2. “A tecnologia só é acessível para uma loja de móveis grande”
Só que essa opção leva, justamente, a outra desculpa: a de que não se trata de uma alternativa acessível. Muita gente ainda tem a ideia que somente grandes redes são capazes de investir em tecnologia.
O problema é que dar essa desculpa faz com que a loja de móveis fique menos competitiva. Afinal, outros negócios têm descoberto o potencial da tecnologia e como ela pode fazer parte do cotidiano. Para aproveitar todos os aspectos, basta escolher uma boa empresa fornecedora e contar com uma alternativa viável.
3. “A implementação de tecnologia é complexa e demorada”
Vencida a desculpa anterior, é comum ver um gestor de uma loja de móveis justificar que colocar a tecnologia em prática é muito difícil. E já que a implementação seria complexa, então o ideal é nem considerar essa possibilidade. O resultado? Perda de boas oportunidades, é claro.
A verdade é que a escolha de uma empresa completa e com um bom processo torna tudo mais simples. Há várias soluções, como implementações presenciais e remotas, capacitações e suporte 24×7. Desse modo, a ideia de que se trata de algo demorado e complexo simplesmente não corresponde à realidade.
4. “Os clientes não vão perceber a diferença se a gestão melhorar”
Como justificativa para não investir em evolução e melhoria, tem gestor de loja de móvel que usa uma suposta ótica do cliente. A suposição é que, nesse caso, o cliente não seria capaz de notar uma mudança interna — e que, a princípio, não o afeta diretamente.
Só que contar com um sistema de gestão, por exemplo, transforma toda a situação do negócio. Um bom gerenciamento financeiro permite ter mais recursos, que podem dar origem a melhorias gerais. Além disso, a atuação integrada melhora do atendimento inicial ao pós-vendas. Então, sim, o cliente perceberá a mudança e terá uma experiência positiva.
5. “O cenário está muito difícil e não favorece as vendas”
Outro grande clássico das desculpas envolve a situação do mercado e até mesmo a temida “crise”. Tem quem ache que a loja de móvel não vende o bastante, simplesmente, porque o mercado não está aquecido.
Na verdade, muitas vezes o problema tem a ver com o desenho de processos, com a (falta de) tecnologia e com decisões ruins. É preciso reconhecer essa situação e entender que é possível driblar questões externas com uma atuação consistente. Assim, nenhuma oportunidade fica para trás.
Depois de conhecer as desculpas comuns em uma loja de móveis que perde negócios, é possível corrigir a situação. Com mudanças bem planejadas e tecnologia, principalmente, o desempenho será favorecido.
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