Em um primeiro momento, a comissão de vendas é considerada como um incentivo ao vendedor. Isso porque, a partir do momento em que as vendas aumentam, ele é recompensado.
No entanto, essa ação também é um forte apoio estratégico. Afinal, ela afeta diretamente a planilha de orçamento empresarial e deve ser estudada para ser calculada sem erros, de modo a não causar prejuízos e suprir as demandas.
Para tanto, é preciso conhecer os mais comuns e descobrir como evitá-los. Continue a leitura deste artigo e veja uma lista completa!
1. Não levar em conta as despesas da comissão de vendas
A partir do momento em que a empresa tenta oferecer uma comissão de vendas agressiva para incentivar seus vendedores, pode se esquecer de considerar todas as despesas envolvidas no processo no cálculo.
Com isso, a venda deixa de ser rentável para o negócio ou acaba sendo muito mais rentável para o vendedor. Esse desnivelamento pode exigir a revisão de recursos, ou mesmo um redirecionamento financeiro, que pode demorar a ser recuperado.
2. Deixar de considerar o prazo de recebimento do faturamento
Algumas empresas visam apenas receber o valor da venda a longo prazo. Ou então, em uma condição que permite o parcelamento. Mas se o repasse da comissão ao vendedor for feito antecipadamente, pode haver um problema de fluxo de caixa.
Dessa maneira, faltará dinheiro para outros pagamentos, antes do recebimento completo. É muito importante manter a planilha ou sistema de gestão atualizados para manter esses detalhes organizados e não correr riscos de imprevistos.
3. Não fazer nenhum tipo de escalonamento
Sem essa providência, pode ser que você corra o risco de desmotivar seu vendedor. Isso porque ele não terá um retorno proporcional ao seu trabalho, que realmente atue como um incentivo para que ele queira ir mais além.
Se a mesma comissão de vendas é paga para quem vende um valor e para quem vende duas vezes a mais esse número, a chance do primeiro perfil vender querer vender mais para atingir essa nova meta é pequena. Sendo assim, o mais recomendado é escalonar, até mesmo para que a equipe sinta que pode evoluir e atingir novos patamares.
4. Não usar uma planilha ou sistema de controle
O ideal é que a empresa tenha sempre um bom controle de todos os custos que envolvem o processo de vendas por meio de um sistema de gestão ou no mínimo uma planilha. Inclusive para verificar outras questões além da comissão, como se os impostos a serem recolhidos aumentarão ou não com um volume maior de saída.
Dessa maneira, é mais simples verificar na prática quanto ela terá de lucro com cada venda, seja qual for o volume. Definido isso, monitorar os prazos de recebimento pelas mercadorias vendidas, os prazos de pagamentos de fornecedores e outras questões similares via sistema assegura que o fluxo de caixa tenha fôlego para permitir novos investimentos.
Agora que você já sabe quais erros evitar na hora de calcular a comissão de vendas, poderá fazer implementações mais assertivas e que permitam alcançar os objetivos da empresa. De forma a sempre manter a equipe empenhada e focada nessa meta, é claro.
E você, como lida com essa questão? Comente se você já teve algum tipo de dificuldade em comissionar sua equipe!
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