Que o marketing é de vital importância para todas as áreas você já sabe (ou deveria…), só que, a divulgação para algumas áreas às vezes é mais simples. Para uma loja virtual, para um espaço físico, prestadoras de serviços… Essas áreas tem ações mais “tradicionais” e que mesmo um leigo pode imaginar. Agora, e para a indústria?
Indústrias não são tão simples de se divulgar, tendo em vista que tem mais particularidades e que geralmente buscam clientes mais específicos, inclusive com quantidades de compra maiores. Esse perfil de cliente nem sempre está procurando seus produtos no Google, o processo é mais complexo que isso na maioria dos casos.
Mas, não desanime! Se esse é o seu caso, você pode ficar feliz de saber que as estratégias do marketing industrial vem crescendo e cada vez existem mais casos de sucesso para se inspirar ou prestadores de serviço especialistas para se contratar!
O marketing industrial, que é uma parte do marketing B2B (business to business, que em português significa negócio para negócio) é um conjunto de estratégias mais voltadas para indústrias. Como falado acima, o processo de venda nesses casos é diferente. Por isso, ele tem algumas diferenças bem consideráveis quando comparado com o marketing tradicional.
Ele visa muito, por exemplo, a construção de relações mais sólidas e duradouras, que possam gerar parcerias longas e vendas recorrentes, em boas quantidades. Isso é de suma importância. Se você for uma fábrica de móveis planejados e quiser uma loja para vender seus produtos e te fazer pedidos você deve entender que, talvez, seja o fornecedor mais importante daquela loja. O relacionamento é muito diferente de uma loja virtual para um cliente, por exemplo.
Para isso é importante focar na imagem da empresa. Uma empresa com uma boa imagem parece ainda mais confiável, o que faz com que a contratante se sinta segura e acredite, não somente na qualidade dos produtos, como também na capacidade de cumprimento de prazos de produção, entregas, entre outros!
Nessa parte de imagem, conseguir comunicar de forma objetiva a qualidade dos produtos também é essencial! Afinal, a qualidade vai ser sempre buscada por qualquer fornecedor!
As ferramentas mais tradicionais do marketing, como anúncios no Google, materiais gráficos, vídeos e conteúdos escritos, continuam sendo importantes para o industrial, mudando “somente” as estratégias e linguagem de comunicação.
As ações vão sempre variar muito. Mas, o primeiro passo é aquele padrão: Entender seu público-alvo. Planejamentos de marketing tendem a girar em torno disso. Descobrir quem é seu cliente, seus objetivos e (talvez principalmente) suas dores, faz com que você consiga desenhar uma persona, ou seja, personificação de um público-alvo e assim entender com quem está se comunicando para decidir como vai se comunicar.
Entender sobre marketing industrial pode ser um passo importante para você melhorar e evoluir ainda mais os resultados de sua indústria! O tenha como ferramenta na empresa e colha bons benefícios!