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Sua loja é realmente rentável?

Publicado por eFinance em 18 de novembro de 202018 de novembro de 2020

Uma loja de móveis de sucesso não é apenas aquela que fecha muitos projetos e conquista clientes. É preciso pensar em toda a saúde financeira do negócio, o que envolve lucro, retorno e conceitos semelhantes. Por isso, saber se você tem uma loja rentável é indispensável.

Com os cálculos certos, você entenderá o que representa o lucro observado e se você é capaz de atingir um bom desempenho. Assim, é possível saber o que tem funcionado e o que ainda precisa ser trabalhado.

Será que você está fazendo tudo corretamente? Venha entender como descobrir se você tem uma loja rentável por meio de um cálculo simples!

O que é a rentabilidade?

A rentabilidade representa a capacidade que a sua loja tem de retornar ou “devolver” o investimento inicialmente realizado. Ela também pode ser usada para avaliar a capacidade de gerar resultados, em relação ao valor de mercado do negócio.

Trata-se de um indicador importante porque ter muitas vendas não significa, necessariamente, que o negócio é saudável. Os lucros também podem não ser grandes o bastante para que a opção seja atraente, então conhecer esse valor é de grande ajuda.

Convém entender que, apesar de semelhante, o conceito é diferente da lucratividade. Essa segunda questão envolve a capacidade de gerar lucro, em relação à receita. Ou seja, exige saber o quanto “sobra” de tudo o que a loja fatura. Com a rentabilidade, é diferente, pois a avaliação é mais ampla.

Como saber se você tem uma loja rentável?

Para entender o nível de rentabilidade do seu negócio, é essencial saber como realizar o cálculo. Assim, você tem a certeza de que a sua atuação tem sido bem-sucedida e pode tomar melhores decisões em curto, médio e longo prazo.

A seguir, veja como calcular a rentabilidade e saiba se você tem uma loja rentável!

Rentabilidade = Lucro líquido no período / Investimento realizado na loja

Esse é o cálculo tradicional, mas você pode substituir o investimento pelo valor de mercado do negócio.

Vamos considerar um exemplo. Imagine que você precisou investir R$ 150 mil para abrir a sua loja, o que envolve adquirir as matérias-primas, contratar os profissionais e ter capital de giro.

Em determinado momento, o lucro líquido foi de R$ 50 mil. Então, a rentabilidade foi de 33%. Na prática, cada R$ 1 investido retornou R$ 0,33, o que pode não ser suficiente, mas ainda é rentável.

No outro exemplo, o lucro líquido foi de R$ 200 mil, com investimento considerado de R$ 150 mil. Então, o retorno foi de 133% e cada R$ 1,00 investido devolveu R$ 1,33. Nesse caso, é possível considerar que se trata de uma loja rentável.

Agora, pense em um negócio que teve prejuízo de R$ 20 mil e investimento inicial de R$ 200 mil. A rentabilidade é de -10%. Sendo negativa, significa que o negócio não apenas não gerou retorno, como causou prejuízo.

Como melhorar os resultados?

Depois de avaliar se a sua loja é rentável, é preciso pensar em meios de melhorar esses resultados. Considerando que o investimento realizado já não pode ser mudado, seus esforços devem estar em aumentar o lucro líquido do período.

Então, vale a pena investir em ações para aumentar as vendas e o ticket médio entre os projetos, por exemplo. Também vale considerar a redução de custos e despesas operacionais e desperdícios. Nesse caso, a lucratividade será maior.

Para otimizar processos e favorecer os resultados, é possível investir em um sistema para loja. Com o software de gestão, você automatiza processos, centraliza informações e melhora a tomada de decisão. Assim, o seu desempenho tende a ser melhor — inclusive, financeiramente.

Ter uma loja rentável depende, principalmente, de uma boa conquista de lucros. Com a medição desse resultado e a otimização de processos, é possível melhorar esse indicador e alcançar os seus objetivos.

Como é necessário aumentar o lucro, aproveite e veja 5 dicas para diminuir os custos operacionais!

Categorias: Financeiro

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