A gestão financeira é uma área que costuma trazer receios e dúvidas para muitos empresários. Isso porque existe uma burocracia envolvida e isso nem sempre é claro, principalmente para empresas menores que não tem departamentos financeiros super bem estruturados.
Hoje vamos falar de alguns dos principais erros cometidos na hora de emitir notas fiscais!
Confundir o tipo da nota
O tipo da nota a ser emitida depende do tipo de serviço prestado e de como é seu CNPJ. Os tipos de notas são:
Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e)
Essa nota fiscal serve para serviços, como nome já sugere.
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Essa nota é o documento que substitui a nota fiscal impressa tradicional e serve para qualquer transação.
Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)
Essa nota é emitida de forma avulsa e sem a necessidade de um cnpj, uma pessoa física pode emiti-la para formalizar um serviço pontual prestado.
Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)
No caso das vendas especificamente para consumidores finais, sejam empresas ou pessoas físicas. Essa nota também substitui o cupom fiscal.
Emitir apenas o DANFE
DANFE e nota, apesar do que pensam algumas pessoas e até empresas, não é a mesma coisa! DANFE significa “Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica” e é uma espécie de resumo, que geralmente é usado para acompanhar um produto que está sendo entregue, até a casa de que o comprou. Ou seja, um documento auxiliar físico.
Embora ele seja pedido como nota para algumas coisas, como trocas, ele não tem o mesmo valor fiscal e não pode substituir uma nota.
Confundir data da competência com a da emissão
Um erro super comum em algumas áreas, em que o serviço é prestado, mas a nota não é emitida no mesmo dia.
Qual a diferença? Data da competência é o dia em que o serviço foi prestado ou produto foi entregue, já a data da emissão é quando a nota é emitida.
Vamos supor que você seja uma loja de móveis planejados e que vai fazer uma venda para uma empresa. Às vezes, por uma burocracia interna, a empresa pede que a nota seja emitida até antes do pagamento. Agora imagine que você vai entregar os móveis após o pagamento, a data da competência e a da emissão são então diferentes!
É muito importante sempre estar atento às normas financeiras e fiscais para não ter nenhum tipo de problema com a fiscalização! Caso necessário, conte com um contador para te ajudar e estar no caminho certo!
O eFinance é um ERP, ou seja, um sistema para loja móveis, e tem um módulo financeiro que facilita a emissão de notas fiscais! Conte conosco para facilitar uma parte do processo e te ajudar a ter uma gestão financeira de qualidade!