Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, é uma expressão que engloba diversas tecnologias responsáveis pela automação e troca de dados, que utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.
Essa indústria significa o salto tecnológico da automação à máxima potência, permitindo que robôs desempenhem funções cada vez mais complexas, eficientes, inteligentes, rápidas e precisas.
Ela vem afetando positivamente a manutenção industrial e sua intenção é alcançar cada vez mais o conceito de fábrica inteligente, já que através dela é possível monitorar, em tempo real, os processos físicos e descentralizar a tomada de decisões, além de atuar simultaneamente e cooperar entre si, gerando comunicação entre os aparelhos e dispositivos automatizando ainda mais a produção.
Pilares da indústria 4.0
Graças a essa tecnologia, fazer uma previsão mais precisa de futuras falhas e problemas nas linhas de produção já se tornou realidade, graças aos aliados às tecnologias em desenvolvimento nos campos de tecnologia da informação e engenharia. As mais relevantes são:
Internet das coisas (Internet of Things – IoT)
A Internet das Coisas consiste na conexão de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas, através de dispositivos eletrônicos que permitem a coleta e troca de dados. Os sistemas que funcionam na sua base são denominados de sistemas ciber-físicos;
Big Data Analytics
Estrutura de dados extensa e complexa que utiliza diferentes meios para a análise e gerenciamento das informações. Sua tecnologia consiste em 6Cs, responsáveis por lidar com dados importantes: conexão, cloud (nuvem), cyber, conteúdo, comunidade e customização;
Segurança
Para alcançar o sucesso da indústria 4.0, é necessário ter um sistema seguro, tendo em vista que qualquer imprevisto na comunicação entre as máquinas pode causar problemas na produção. Isso faz com que sistemas que protejam o know-how da companhia, sejam necessários.
Além disso, os benefícios que uma empresa pode alcançar com a implantação da indústria 4.0 são diversos. Por exemplo, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos mais diversos segmentos aumentaram em 22% nos últimos anos.
Quais as propostas no Brasil para a Indústria 4.0?
Apesar de a indústria 4.0 ainda estar defasada no Brasil, ela é uma revolução mundial que não deve ser ignorada pelos brasileiros e profissionais da área. Atualmente possuímos uma empresa em território nacional que modernizou todo o processo para a Indústria 4.0: a fábrica de caminhões da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campos (SP). Porém, já é possível ver iniciativas que visam sua expansão em diversas outras empresas.
Inclusive, já existe uma agenda brasileira em fase de desenvolvimento, sobre o tema que é capitaneada pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. O governo planeja também contribuir para uma melhor educação dos gestores, além de incentivar as organizações brasileiras a colocarem seus planos em prática e firmar parcerias estratégicas com empresas mundiais.
De acordo com o governo, há alguns temas prioritários sendo discutidos com frequência, como:
- Startups;
- Test beds;
- Fábricas do futuro;
- Novo mercado de trabalho;
- Massificação do uso de tecnologias digitais;
- Mudanças na estrutura das cadeias produtivas;
- Aumento da competitividade das empresas brasileiras.
A Indústria 4.0 é um processo tecnológico inevitável que veio para inovar de uma vez por todas os modelos de negócios, sendo responsável pela automação e troca de dados e por trazer uma solução completa a empresas.
Para quem trabalha na manutenção industrial o ideal é que invista na aplicação de novas tecnologias, seguindo um plano consistente de inovação tecnológica. Atualmente trabalhamos com o sistema Efinance Fábricas, trazendo mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.
0 comentário