Os processos produtivos são extremamente importantes para qualquer negócio, permitindo que as empresas consigam alcançar o sucesso almejado.
Conhecido como Planejamento e Controle de Produção (PCP), é uma das ferramentas mais relevantes para uma indústria nos dias de hoje e pode ser considerado o coração da empresa. Ela é responsável por aprimorar sua logística, aumentar sua competitividade, trazer melhores resultados, minimizar os custos, reduzir desperdícios, entre diversas outras vantagens.
Apesar de sua importância, não são todos os gestores que dão o devido valor ao controle de produção e, consequentemente, perdem produtividade e dinheiro por não entender de fato como o negócio funciona. Confira mais detalhes abaixo!
O que é e para que serve o planejamento e controle de produção (PCP)?
O Planejamento ou Plano de Controle de Produção (PCP) é um sistema de gestão que envolve todas as operações desenvolvidas na indústria e permite gerenciar uma empresa como um todo, sendo responsável por organizar qualquer demanda de produção e direcionando para execução.
Ela também é responsável por controlar toda a execução do programa criado, padronizando e consolidando suas informações no sistema de gestão utilizado pela organização, graças às informações extraídas de diferentes setores e da implantação de correções e melhorias constantes.
Além disso, é possível inovar implementando novas tecnologias que ajudam na solução completa do negócio, como o sistema Efinance Fábrica, onde todos os dados ficarão unificados em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos. Isso deixará a rotina mais ágil, fazendo com que você e seus funcionários tenham tempo para se dedicar a outras tarefas.
Portanto, podemos afirmar que o PCP proporciona uma melhor conexão na empresa, permitindo melhor gerenciamento dos recursos utilizados.
Importância do controle de processos produtivos
Quando uma empresa precisa vender mais, é necessário entender o ritmo da produção e garantir que os produtos estejam finalizados no prazo. Porém, ao controlar apenas um setor da empresa, pode faltar matéria-prima, o que gerará queda na produção.
Portanto, o PCP propõe uma visão integrada entre diferentes setores da empresa, onde os processos produtivos são, basicamente, como atividades de trabalho que recebem um input (entrada), passam por uma agregação de valor e geram um output (saída), acontecendo em diferentes níveis.
Por exemplo, eles passam pelas questões gerenciais, fabricação dos produtos ou pela prestação de serviços. Então, sem um bom controle de processos produtivos de todas essas áreas, a empresa pode sofrer com baixa produtividade, altos custos operacionais, perda de qualidade nos produtos finais, produção de itens com valor mais alto que o da concorrência, problemas de logística, dificuldade de crescimento e até mesmo na comunicação, prejudicando o desempenho.
Como fazer um bom PCP?
Esse processo só pode ser colocado em prática quando alguns passos forem cumpridos. Confira quais são as medidas que devem ser adotadas:
Projete a sua demanda
Produza apenas quando há demanda. A previsão de demanda pode ser feita com a ajuda dos dados de meses anteriores ou dos dados baseados na geração de oportunidades;
Conheça sua capacidade produtiva
É essencial saber o quanto a empresa pode produzir em um determinado período. Se a demanda estiver mais alta do que a empresa suporta, será preciso adaptar o potencial produtivo.
Controle os materiais
Fique por dentro do rendimento das matérias-primas isso ajuda a evitar o desperdício e ter uma base do que de fato está sendo usado ou o que está sobrando;
Acompanhe a produção
O planejamento e controle de produção exige um acompanhamento de todo o processo, inclusive da finalização. Portanto, elabore uma programação detalhada e verifique se tudo está funcionando da maneira correta e esperada.
É o caso de cruzar os dados do volume produzido com a capacidade ou de entender se o atendimento à demanda tem se concretizado. Então, agora você entendeu a importância de ter um bom controle de produção? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!
0 comentário