Uma empresa funciona bem quando combina de forma eficiente seus recursos. Um desses “recursos” mais importante é o capital humano, ou seja, as pessoas! São elas que fazem a engrenagem de uma empresa rodar. É impossível ter um resultado de qualidade sem pessoas performando bem.
Por isso, é necessário que a essas pessoas sejam dadas as condições para ter o melhor desempenho possível. E, mais que isso, que elas se sintam bem no ambiente no qual estão. E é aí que entra o conceito de employee experience.
Employee experience é simplesmente ter a experiência do colaborador na empresa como norte nas tomadas de decisão de RH (recursos humanos). Isso com o objetivo de fazer com que ele tenha a melhor relação possível com seu ambiente de trabalho.
O “como” dessa forma de gestão depende de cada caso. Mas, no geral, alguns princípios se repetem! Talvez o principal seja ouvir.
Ouvir o que o funcionário quer é o primeiro passo para fazer algo que faça sentido para ele. Sabendo quais são seus objetivos é possível que você pense em uma experiência personalizada para ele na corporação, principalmente desenvolvendo planos de carreira que estejam adequados com seus objetivos.
Oferecer a possibilidade de cursos e também outros tipos de benefícios é bem importante para criar uma relação mais próxima do funcionário com a empresa. Além disso, benefícios atrativos são ainda uma boa forma de chamar atenção de possíveis prospects para vagas.
É muito importante deixar claro que employee experience é uma cultura e não uma ação isolada. Não existe a “semana do employee experience”, isso é algo que deve estar presente no DNA da empresa para conseguir colher bons resultados!
Preocupe-se o máximo possível com seus funcionários e eles vão se sentir mais valorizados e felizes no ambiente no qual trabalham!