Quem da área industrial nunca fez esse questionamento? A busca constante por formas de ter um melhor aproveitamento de recursos financeiros e menos gastos é comum a quase todos os empresários ou gestores da indústria. E um gasto que está sempre presente é o da depreciação de equipamentos.
Depreciação é simplesmente a perda de valor de um bem. Quando uma máquina opera o dia inteiro ela sofre um desgaste, que vai diminuindo seu valor e sua vida útil. E técnicas para diminuir essa depreciação são muito bem vindas, uma máquina que dura 10 anos tem um custo benefício muito melhor do que uma que dura 6. E claro, além de maquinas todos os equipamentos de uma indústria estão sujeitos a uma depreciação, portanto isso é uma atenção muito ampla e não apenas em maquinas, como o exemplo citado.
E como diminuir a sua depreciação? No geral a resposta dessa pergunta gira em torno de um conceito: Manutenção preventiva.
Manutenção preventiva em máquinas e equipamentos ajuda a melhorar sua vida útil e também a manter um bom desempenho. Agora uma dica que pode até parecer óbvia: Quando tiver um bem de uma certa marca, sempre procure as instruções oficiais de como conservar o produto. Muita informação informal ou achismos faz com que a manutenção às vezes seja feita de forma displicente ou equivocada.
É também muito importante que a empresa desenvolva uma cultura organizacional em prol da manutenção preventiva e também de ações de conservação básica. E por conservação básica entenda-se atitudes simples, como guardar os equipamentos de forma correta, realizar a limpeza de forma adequada e em um prazo não muito espaçado… Esse tipo de ação pode parecer uma contribuição simples mas ajuda muito a evitar a depreciação a médio e longo prazo.
Outra dica válida é sempre investir em equipamentos de qualidade! Uma máquina um pouco mais cara que dura mais vai ter um custo benefício melhor do que uma de um custo menor, mas que tem qualidade inferior e menos durabilidade.
Entender como funciona sua indústria e sua capacidade produtiva também é bem importante para entender como evitar depreciação alta e também para conseguir prever qual o momento da troca ou da manutenção corretiva de suas máquinas e outros equipamentos!