Você sabe qual é a importância de um centro de usinagem? Esse é um processo que tem como finalidade a obtenção de peças usinadas em série e por um custo baixo, além da criação de qualquer objeto a partir de um bloco sólido de matéria-prima.
O setor de usinagem passou por muita inovação ao longo dos anos, trazendo melhorias e tecnologia nas diversas etapas e maquinário utilizado. Inclusive, podemos afirmar que ele elevou os padrões das soluções oferecidas e trouxe as palavras precisão e qualidade a outros patamares.
Assim, com os profissionais corretos e o local adequado, suas atribuições proporcionam muitas vantagens industriais como, por exemplo:
● Longa resistência e materiais duráveis;
● Descarte correto de resíduos dos materiais;
● Alta qualidade e resistência de peças usinadas.
Como é a usinagem nas marcenarias?
Existem vários processos e máquinas que compõem o processo de usinagem. A máquina usada depende do formato da peça que está sendo desenvolvida. O torno, por exemplo, é usado para usinar peças cilíndricas enquanto a fresadora, ou a mais antiga plaina, servem para peças planas.
Ou seja, através de todos esses processos que fazem parte da usinagem, torna-se possível a confecção de materiais em acabamentos, formatos e aplicações variados, sendo extremamente úteis na confecção de móveis.
É de suma importância valorizar a etapa de projeção da peça, para que o cliente aprove as dimensões e o formato dela. Em alguns tipos de usinagem (como a seriada, por exemplo), as peças serão desenvolvidas em abundância e terão um processo de gestão de qualidade, para evitar qualquer falha.
A importância do centro de usinagem
Um centro de usinagem nada mais é do que uma máquina que condensa as funções de diferentes máquinas dentro de um mesmo ambiente. Assim, você economiza muito tempo de produção sem precisar mudar a peça de um lugar para o outro!
Além disso, os centros de usinagem em sua maioria trabalham através de CNC, o comando numérico computadorizado. Isso significa que é possível “programar” as maquinas para que elas realizem os processos de usinagem necessários, de forma bem mais ágil e sem a necessidade de um operador direto. Essa questão também dá uma boa economia de tempo que se reflete em uma produção mais eficiênte!
Planejamento da usinagem
O planejamento da usinagem é o responsável pelos dos métodos que possibilitam que um produto seja produzido de forma econômica e competitivamente.
Caso você queria implantar a usinagem na sua empresa, planeje e faça as escolhas nos recursos disponíveis como, por exemplo:
• Máquinas;
• Ferramentas de corte;
• Dispositivos de fixação;
• Definição de sequência de operações;
• Definição de condições de corte;
Essa é uma maneira de sistematizar o trabalho para obter o produto nas especificações do projeto. Portanto, podemos concluir que a usinagem, além de ter um papel muito importante na marcenaria, também é uma área com muita margem para evolução!
0 comentário