O uso de métricas é um importante aliado quando falamos de crescimento e melhoria da empresa, tendo em vista que essa técnica permite mensurar diferentes estratégias e avaliar se os seus próprios resultados estão conforme o esperado. Elas são indicadores que te ajudam a monitorar os objetivos, metas e desempenhos de forma detalhada e estratégica. Afinal, quando falamos sobre ter um negócio de sucesso, você precisa controlar todas as informações da empresa, incluindo as da fábrica.
Por que devemos acompanhar as métricas?
De acordo com Sebrae, através das métricas é possível:
- compreender as prioridades de atuação;
- ter uma avaliação objetiva;
- tomar decisões baseadas em dados e fatos;
- identificar e eliminar perdas;
- monitorar as melhorias de processos e resultados;
- mudar para alcançar resultados;
- medir o grau de satisfação de clientes.
Porém, muitos gestores têm dúvidas sobre quais são as mais relevantes de serem acompanhadas e entender seus resultados. No artigo de hoje, vamos listar as 5 principais métricas de negócio que precisam ser acompanhadas por empresas que querem ter sucesso. Confira!
1. CAC
O CAC significa Custo de Aquisição de Clientes e mostra o resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas dividida pelo número de clientes adquiridos em um determinado período. O CAC deve ser calculado todo mês e é importante considerar que algumas variações relevantes podem vir a acontecer. Por exemplo, se novos vendedores forem contratados, o CAC pode aumentar naquele período.
Para ajudar no cálculo, você pode contar com a ajuda de softwares e novas tecnologias que ajudam a ter uma solução completa do negócio, como um sistema para loja de móveis, onde todos os dados ficarão unificados, inclusive os valores investidos nas campanhas digitais, em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análises, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.
A fórmula para calcular o CAC é a seguinte:
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes
2. Return On Investiment (ROI)
Essa métrica pode ser usada em diversas atividades, afinal, pretende calcular o retorno sobre o investimento. Ela serve para verificar se estamos aplicando bem ou não o capital da empresa, portanto, é considerada uma das mais importantes.
Calculando o ROI, fica claro não só quais investimentos valem a pena, mas também como otimizar aqueles que já estão dando certo.
Confira a fórmula para o seu cálculo:
ROI = lucro do investimento – investimento inicial / investimento inicial x 100
3. LTV
LTV é a sigla para Lifetime Value ou, em português, Valor do Ciclo de Vida do Cliente. Essa métrica é responsável por calcular a receita gerada por um determinado cliente durante seu tempo como cliente ativo da empresa, além de serem um importante termômetro sobre retenção e os níveis de satisfação do cliente.
A fórmula de cálculo do LTV é a seguinte:
LTV = valor do ticket médio x tempo de retenção de clientes
4. NPS
A NPS, ou Net Promoter Score, é a métrica usada para medir quão satisfeito o cliente está com o atendimento, serviços e produtos de uma empresa. Para fazer essa avaliação, ela usa a resposta a uma pergunta bem objetiva “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa?”.
Esse método é prático e um dos mais famosos do mundo, portanto, pode ser usado em negócios de todos os portes e garante resultados eficazes.
Calcular a NPS é bem simples:
NPS = % clientes satisfeitos – % clientes insatisfeitos
5. OEE
A OEE, Eficácia Geral do Equipamento, é reconhecida globalmente como uma medida de boas práticas nas métricas de produtividade nas fábricas, além de ser um indicador chave de desempenho em diversos setores.
Ele é responsável por avaliar a qualidade, velocidade e tempo de inatividade, podendo ser usado para indicar a eficácia geral de um equipamento de produção ou de uma linha de produção inteira. Quanto melhor sua pontuação no OEE, mais lucrativa e econômica será a sua empresa. Para calcular, basta realizar o cálculo: OEE= disponibilidade x desempenho x qualidade.
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