Você já deve ter conhecimento que, independente do ramo e tamanho do seu negócio, o número de vendas geradas é um dos dados mais importantes. Portanto, analisar, melhorar os processos e otimizar as vendas é fundamental para o crescimento do empreendimento.
O fluxo de vendas é um processo usado para atrair clientes, apontar necessidades, problemas e mostrar que existe uma solução para todos os casos. Como, por exemplo, mantendo, inovando seus processos, mantendo contato com seus clientes, negociando e persuadindo. Ele consiste em criar um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área comercial, adquirindo eficiência, produtividade e reduzindo a margem de erros através das etapas de vendas. Essas etapas podem ser divididas como:
- Prospecção: captação de novos leads (potencial cliente);
- Qualificação: análise do nível de interesse de um lead. Quanto mais interessado, mais qualificado é para se tornar um consumidor;
- Apresentação: apresentação da empresa para o lead, mostrando seus produtos e/ou serviços;
- Consideração: o lead está decidindo se irá comprar com sua empresa ou com a concorrência;
- Negociação: etapa onde o cliente já escolheu comprar seus produtos e a empresa entra em processo de negociação de valores para satisfazer ambos os lados;
- Fechamento: o cliente realizou a compra e sua empresa está realizando o serviço;
- Pós-venda: nessa etapa, algumas estratégias podem ser tomadas para transformar o cliente em um fiel consumidor.
Uma coisa é certa: o fator mais importante no negócio não é a quantidade, mas sim a fidelização e o bom atendimento que a empresa presta. Agora que você já sabe o que é fluxo de vendas, confira abaixo qual a importância de ter um fluxo de venda otimizado e como você ter clientes com uma excelente experiência com o seu negócio.
Desenhe seu fluxo de vendas
Você sabe definir os passos que o vendedor ou consultor de vendas tem que fazer a cada etapa no fluxo de vendas? Imagina a seguinte situação: um possível cliente se cadastrou para receber a Newsletter do seu negócio. O que o vendedor desse cliente deve fazer?
- Enviar um e-mail de agradecimento;
- Mudar sua classificação de interessado para lead, no sistema de CRM ou em uma planilha;
- Incluir seu e-mail em uma lista do Mailchimp.
Realizando esse mapeamento de processos de vendas, seu vendedor simplesmente acessará um fluxograma onde tudo está descrito e poderá fazer todo o processo rapidamente, sem ter a necessidade de ficar quebrando a cabeça, tentando adivinhar qual o próximo passo.
Invista em um softwares
Esse investimento fará o seu fluxo de vendas andar mais depressa. Adquirir um sistema para loja de móveis vem se tornado uma tendência inegável, com inúmeros benefícios para as empresas, independentemente do seu porte. Essas ferramentas garantem uma solução completa, unificando todos os dados em um único sistema, possuindo mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos, deixando a rotina dos funcionários mais ágil.
Monitore sua taxa de conversão
A taxa de conversão é o índice de pessoas que se converteram a realizar alguma ação proposta pela empresa, por exemplo: o índice de quantas pessoas realizaram uma pesquisa de satisfação, ou quantas entraram em contato com sua empresa.
Monitorar sua taxa de conversão te auxilia a criar campanhas segmentadas diretamente para seu público-alvo e verificar se a porcentagem atingiu suas previsões.
Identifique os hábitos de consumo do seu público-alvo
Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para vender mais. Descubra alguns pontos sobre ele, como, por exemplo: quando, quanto, onde, por que e o quê compra?
Você pode descobrir esses dados através de pesquisas de mercado. Dessa forma, você saberá se o seu produto ou serviço realmente atende às demandas atuais, se o seu preço é competitivo e até se o negócio está na localização ideal!
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