Ter uma boa gestão financeira pode ser o diferencial entre um negócio de sucesso e um que está estagnado ou mesmo que deu errado. Isso porque a tomada de decisão de uma empresa deve ser feita tendo muito em mente como estão seus indicadores financeiros. Sem uma boa leitura dessas peças-chaves os caminhos escolhidos não podem ser assertivos.
Mas, quando falamos de métricas, quais são as que mais devemos ter em mente quando falamos de organização financeira? As mais importantes acabam variando de caso para caso, só que no geral existem aquelas que devem sempre ser alvo de atenção e não podem ficar de fora de um relatório financeiro.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é onde conseguimos ver a movimentação de uma empresa, todas suas entradas e saídas. Assim, conseguimos ver se mais entra ou se mais sai dinheiro. Por isso mesmo é vital que esse indicador esteja positivo.
Esse registro, quando bem feito, nos permite enxergar as origens das saídas de dinheiro e visualizar que tipo de gasto está sendo principal.
Receitas
A receita é basicamente o faturamento, quanto de dinheiro entra na empresa. Você deve separá-la em “receita bruta”, que é o valor financeiro total das vendas e a “receita liquida”, que é esse valor menos os gastos, que vai dar o resultado final real do business.
Custo por aquisição
Custo por aquisição significa o quanto foi gasto para conseguir um cliente. Sabendo o seu CPA você consegue entender o quanto é gasto de marketing e outros custos comerciais, por cliente. Dividindo o gasto total do seu marketing no mês pelo número de clientes fechados você sabe o quanto cada fechamento custou e se o investimento se valeu ou não.
Também é possível não pensar no custo por cliente e sim por leads, que são os contatos de pessoas interessadas no seu produto. Ter um custo por aquisição por leads e um por cliente te garante um controle ainda mais completo!
Months of cash left
Esse é o termo usado para medir o número de meses para os quais a empresa tem caixa. Ou seja, quantos meses ela conseguiria funcionar sem entrada de receita.
Não existe gestão sem mensuração. Ou, se existir, ela não é assertiva. Suas boas escolhas vão começar com bons controles. O eFinance é um sistema ERP para loja de móveis planejados, que te ajuda a ter o melhor controle do seu departamento financeiro e também de todas as outras áreas!