Provavelmente você já se perguntou quanto tempo precisaria esperar para ter retorno do capital inicial investido na abertura da sua empresa ou ficou na dúvida se ela estava de fato dando lucro.
Para reconhecer em qual posição a sua empresa se encontra, é necessário saber a diferença entre rentabilidade e lucratividade. Isso pode ajudar bastante o empreendedor na hora de gerenciar seu próprio negócio, tornando o processo de tomar decisões para melhorar o desempenho da empresa mais fácil, de forma que ela proporcione uma renda satisfatória para o empreendedor.
No artigo de hoje falaremos sobre a diferença entre rentabilidade e lucratividade, os 2 conceitos primordiais de gerenciamento financeiro para olhar seu negócio com outra perspectiva, confira!
Importância da rentabilidade e lucratividade
A rentabilidade e lucratividade são indicadores financeiros que ajudam o empresário a compreender se o negócio está garantindo bons resultados. De certa forma, ambos se relacionam ao lucro líquido, mas, por mais que até possam ter uma abordagem parecida, são dois pontos de vista diferentes. Com essas informações o gestor consegue tomar decisões, corrigir problemas, ampliar os ganhos e até mesmo mudar cenários de acordo com o que se deseja.
Lucratividade
A lucratividade é uma medida que indica quanto um negócio ganhou em relação a tudo o que recebeu, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e as despesas, como mão de obra, estrutura, fabricação ou compra, e ainda gerar lucro. Na prática, parte do dinheiro recebido é usada justamente para pagar pelo processo que levou até a venda para o cliente.
Para calcular a lucratividade do seu negócio, é usada uma fórmula: (lucro líquido/receita bruta) x 100, sendo que a receita bruta consiste na soma de todos os recebimentos do negócio sem nenhum desconto e o lucro líquido corresponde a sobra para a empresa após serem descontados os valores devidos.
Por exemplo, considere que determinado tênis é vendido a R$ 100. Desse valor, R$ 20 estão destinados à carga tributária, R$ 15 à compra de material e outros R$ 15 à mão de obra. No final, você tem um lucro líquido de R$ 50, isso quer dizer que se a sua loja vendeu 250 camisas num mês, a receita bruta é R$ 25 mil enquanto o lucro líquido é de R$ 12,5 mil, considerando o percentual de R$ 50%.
Rentabilidade
Assim como a lucratividade, o índice de rentabilidade se baseia no lucro líquido e tem seu resultado em valor percentual, porém, a diferença é que ele serve para medir o retorno que um investimento pode proporcionar ao negócio. Por exemplo, se o investimento tem uma rentabilidade baixa, é dispensável para a empresa, em compensação, se a rentabilidade é elevada, um investimento capaz de trazer mais dinheiro para o negócio. O cálculo de rentabilidade é realizado desta maneira: (lucro líquido / investimento) x 100.
Imagine que uma empresa investiu R$ 20 mil em marketing, gerando a venda de 1.500 produtos a R$ 120 cada. Isso gerou um lucro líquido de R$ 40 por produto, R$ 60 mil no total. Nesse caso, o cálculo seria estruturado como (60.000/20.000) x 10, totalizando 300%. Isso significa que a cada R$ 1 investido, a empresa obteve um retorno de R$ 3,00.
O cálculo da rentabilidade, além de apontar o retorno em investimentos pontuais e já realizados, também pode demonstrar se um investimento em fase de planejamento é viável e pode trazer resultados positivos para a empresa.
A Lucratividade e rentabilidade são indicadores indispensáveis para o acompanhamento dos resultados de qualquer empresa, sendo possível verificar qual é a situação financeira da empresa, desenvolver ações para otimizar os processos, rentabilidade e lucratividade do negócio 😉
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