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Os 5 pilares de um bom atendimento ao cliente

Publicado por eFinance em 13 de abril de 202113 de abril de 2021

Hoje em dia o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de uma empresa, afinal, o mercado pede mais que apenas a venda de determinado produto: o cliente quer uma verdadeira experiência de compra.

Segundo o Relatório Global do SAC Multicanal da Microsoft, cerca de 62% do público decide não comprar produtos/serviços de determinada empresa ou marca devido a experiências negativas.

Atualmente, o principal aspecto para o consumidor decidir se teve uma boa experiência em determinada loja, sem dúvida, é o atendimento. Portanto, mais do que nunca, considerando o momento que estamos vivendo, investir em treinamentos para funcionários e oferecer um atendimento de primeira ao cliente é uma das melhores estratégias para se destacar no mercado. Por isso, confira abaixo os cinco pilares do atendimento ao cliente que não podem faltar no seu negócio!

1- Comprometimento com o cliente

Desde o momento que uma pessoa procura a empresa para fechar um negócio, ela espera que haja uma relação de parceria. Tenha empatia e conhecimento sobre o produto, mostre segurança ao cliente e tire todas suas dúvidas, demonstrando vontade em, de fato, ajudá-lo a fazer uma boa compra. Dessa forma, você criará um vínculo antes mesmo de concretizar o negócio.

Para realizar o atendimento com excelência, as equipes de analistas e suportes ao cliente precisam ter um treinamento sobre o produto, estando preparado para sanar todas as possíveis perguntas do cliente com total confiança sobre as respostas.

2- Tecnologia a favor do bom atendimento ao cliente

Investir em tecnologia é um requisito para qualquer negócio. Com os avanços tecnológicos nos últimos anos, a implantação de softwares aumentou a qualidade do atendimento. Graças a essas ferramentas, conhecer melhor o cliente, oferecer a melhor solução possível e no menor tempo são atitudes que qualquer loja pode ter, se obtiverem o sistema ideal para isso.

Portanto, inove implementando novas tecnologias que ajudam a ter uma solução completa do negócio, como um sistema para loja de móveis, onde todos os dados ficarão unificados em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.

Atualmente, é possível ter muitas informações sobre seus clientes com poucos cliques, ganhando mais agilidade e assertividade no atendimento.

3- Organize seus prazos

Fique atento ao tempo e aos prazos do atendimento. Afinal, ninguém gosta de ser enrolado em um atendimento. Trabalhe com transparência, rapidez, eficácia e sempre cumprindo prazos. Uma dica é dar prazos mais longos do que o esperado, pois, caso ocorra algum imprevisto, você tem tempo para resolver o problema ou colocar um plano B em prática. Além disso, sempre seja sincero e posicione o cliente sobre o status do seu pedido sempre que possível.

4- Surpreender e superar as expectativas

Seja mais do que o esperado.

Vá além do bom atendimento e prazo cumprido: surpreenda seu cliente. Pode ser com brindes, servindo um bom café na loja, descontos e muitas outras opções. Ter um diferencial no atendimento aumenta consideravelmente as chances de fidelização a uma marca.

Afinal, cliente feliz quase sempre indica a loja e até mesmo o atendente para outras pessoas.

5- Busque atender as necessidades do cliente

Em outras palavras: não faça o cliente perder tempo e entenda o que ele quer. Porém, não existe uma fórmula pronta onde basta o atendente seguir o roteiro e terá todas as respostas sobre os desejos do cliente. Para isso, será preciso ter dinamismo no atendimento e uma boa leitura da situação, compreendendo o que de fato o cliente deseja.

Treinar sua equipe com diferentes cenários de situações cotidianas pode tornar o atendimento mais fácil e rápido, afinal, eles conseguirão identificar os problemas e, consequentemente, sua solução. Agora que você já sabe quais são os 5 pilares de um bom atendimento ao cliente, que tal colocarmos isso em prática para alavancar suas vendas? 😉

Categorias: Atendimento à cliente

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