Saber identificar as tendências do próximo período é uma habilidade importante, que permite ter planejamentos mais precisos. Alinhar isso com uma rápida tomada de decisão é um dos segredos para o sucesso!
Quando falamos do setor de moveleiro, você, lojista ou fabricante, está a par de quais são as tendências apontadas pelo mercado para o próximo ano? Acompanhe esse post.
O que exatamente são tendências?
Tendências podemos definir como rumos acelerados que as coisas tomam, baseados em inclinações de comportamento, principalmente. Quando falamos mercadologicamente, essas inclinações vão definir para que lado os possíveis clientes vão.
Existem vários tipos diferentes de gatilhos que podem criar uma tendência. Desde uma questão puramente visual e estética, até uma algo mais profundo, envolvendo questões sociais.
Como mapear tendências?
Observar o comportamento dos consumidores e também os tópicos que estão influenciando as pessoas no momento é um bom passo. Saber quem são os formadores de opinião na área pode te deixar por dentro. E não busque consumir conteúdo apenas do seu nicho, entenda a área como um todo. Afinal de contas, o setor moveleiro é uma parte do universo da decoração.
Um bom canal para entender as tendências é falar com seus clientes e possíveis clientes. Não é tão simples, mas perguntas bem formuladas conseguem extrair dados que ao serem bem analisados podem ajudar a identificar o que consumidor tende a buscar no próximo período.
Quais as Tendências de 2024 para o Setor Moveleiro?
Sustentabilidade em foco
A preocupação com o meio ambiente é cada vez mais frequente, e as pessoas buscam se informar sobre o quão alinhados com essa preocupação os produtos que adquirem estão.
Hoje existem selos e certificados, como o ESG (em português sigla para Meio Ambiente, Social e Governança) que atestam que uma empresa produz com baixo dano ao meio ambiente, usando, por exemplo, madeira certificada, materiais reciclados e couro de origem não animal. Ao falar da produção de móveis, como lidamos muito com madeira, é mais provável que as pessoas busquem se informar sobre a origem do que compram, e estar dentro das normas mostra que você não contribui para grandes agressões ao meio ambiente.
Existem ainda gatilhos mais profundos: Pesquisas mostram que na onda da sustentabilidade cores que remetem a natureza, como as mais claras, tendem a ser mais procuradas!
Estilos
O minimalismo cálido é apontado como um estilo predominante para 2024. Ele consiste em móveis com linhas limpas, formatos orgânicos e cores neutras.
Além disso, a chamada Newstalgis Vintage promete estar na moda. Esse estilo combina peças antigas com elementos contemporâneos, alinhando o vintage com a modernidade.
Importante também falar sobre a personalização, que, falando de forma ampla, também é um estilo. A busca pela personalização já foi bem presente no último ano e deve ser tópico no mercado ainda por um tempo.
Cores
As cores que devem marcar o próximo ano, como dito acima, também tem a ver com o meio ambiente. Aposte na produção de peças em tons de terra (bege, marrom e verde) e cores naturais (tons suaves de azul, verde e cinzas aquecidos).
Busque ficar antenado às tendências de compra de seu público alvo, entenda o que ele quer para fazer o melhor planejamento possível para sua loja ou fábrica!