Se você não dá muita atenção para o controle de estoque da sua empresa, está na hora de mudarmos esse pensamento.
Ao contrário do que muita gente acredita, a gestão de estoque vai além de só controlar o fluxo das mercadorias de uma empresa. Inclusive, podemos afirmar que um bom gerenciamento influencia diretamente até mesmo nas finanças, contribuindo para o aumento da lucratividade e uma das primeiras premissas para controlar bem o seu estoque é manter um controle rigoroso de todas as operações que envolvem o gerenciamento.
Essa prática fornece excelentes indicadores para você conhecer melhor o seu negócio, evitando diversos contratempos financeiros ou problemas com clientes.
Pensando nisso, confira abaixo 6 dicas para ter um bom gerenciamento de estoque na sua empresa.
Conte com uma equipe de confiança
Contar com profissionais experientes, organizados e de confiança é fundamental para qualquer empresa, inclusive aquelas que precisam ter um controle de estoque eficiente. Além de organizar os itens em seu estoque, esses profissionais terão a responsabilidade de realizar as operações, prestando atenção nos mínimos detalhes como prazo de vencimento, cadastrar os materiais que entram e dar baixa nos que são retirados.
Registre tudo em um sistema informatizado
Registre todas as entradas e saídas, sem exceção. E a primeira dica sobre o assunto é abandonar planilhas no Excel ou o papel e a caneta. Investir em um software de gestão de estoque é fundamental, tanto para lojas físicas como lojas virtuais e também para fábricas, como um sistema para loja de móveis. Ele ajuda a ter uma solução completa do negócio e consegue organizar todos os detalhes de cada produto da melhor forma possível, facilitando essa gestão e minimizando falhas.
Para garantir que todas entradas e saídas estão sendo registradas, estruture os processos e defina procedimentos para essas atividades. Não se esqueça de reforçá-los em treinamentos com o time e com a comunicação interna.
Organize os seus produtos
A organização do estoque e armazenagem dos seus produtos deve ser feita de forma que otimize a rotina dos colaboradores. Você pode separar os produtos em ordem dos mais vendidos para os menos vendidos, agrupar por cor, categoria do móvel, produtos semelhantes etc.
Além disso, faça um inventário de estoque e defina uma data para conferência e balanceamento das entradas e saídas como, por exemplo, todo final do mês.
Conheça as diferentes formas de controlar o estoque
Além de organizar o estoque, encontre formas alternativas para controlá-lo. Inclusive, atualmente existem diferentes formas. Uma delas é a PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que sai), uma técnica que controla o estoque em ordem cronológica.
Também existe a UEPS (Última a Entrar e a Primeira a Sair), que se baseia no preço do último lote armazenado.
Uma dica é aprofundar os conhecimentos sobre essas técnicas e decidir qual delas se adapta melhor à realidade de sua empresa.
Foque na diminuição de perdas
As perdas de produtos no estoque são situações comuns que devem ser evitadas ao máximo. Isso é possível com um bom programa de diminuição de perdas, mas, para isso, é preciso realizar algumas medidas, como:
- Acompanhar o volume de compras;
- Receber as mercadorias com cuidado;
- Ter regras fixas de gestão de estoque;
- Criar indicadores de controle e resultado;
- Realizar um inventário do estoque.
Hora de se livrar das mercadorias sem giro
Através dos indicadores de desempenho e os inventários, conseguimos analisar quais peças estão paradas no estoque ou possuem um giro muito baixo. Lembre-se que estoque parado representa dinheiro parado. Portanto, após identificar quais são esses materiais, encontre algumas soluções para tirá-los do estoque. Uma ideia é fazer promoções, queima de estoque, doações… A imaginação é bem-vinda nesse processo 🙂
0 comentário