A integração entre diferentes áreas de uma empresa sempre foi um desafio, mas se tornaram cada vez mais necessárias para que o negócio tenha condições de crescer e se tornar mais competitivo, demandando mais tempo na organização e planejamento das suas atividades.
Ter um bom planejamento e um ambiente organizado para executar sua produção é ideal para economizar seu tempo, manter a produtividade e a sinergia dos colaboradores e até mesmo para economizar na hora das compras.
Se você se interessou em otimizar a produção da sua empresa, trouxemos 5 passos para que você consiga fazer seu negócio crescer! Confira:
Utilize canais de comunicação interna e alinhe seus objetivos
Se você busca um melhor melhor clima organizacional, e, consequentemente, maior motivação e produtividade, os colaboradores da empresa precisam estar alinhados com tudo que acontece na empresa. Para isso, utilize canais de comunicação. Confira alguns exemplos abaixo:
– Redes sociais corporativas: Nesse caso, a empresa pode optar pela rede social que mais se encaixa na cultura dos colaboradores, como um aplicativo de mensagens (Whatsapp, Telegram) ou aplicativos de compartilhamento de imagens (Instagram e Facebook). Essa é uma forma rápida e descontraída de manter toda a equipe alinhada;
– Newsletter: essa é uma alternativa mais formal, mas ainda eficiente para alcançar os colaboradores, informando por meio do e-mail novidades, conquistas e desafios da empresa.
– Portal interno/blog corporativo: nessas opções, serão compartilhadas histórias por meio de textos sobre os últimos acontecimentos da empresa. Essa opção é a mais indireta, pois só acessará o portal o colaborador que tiver a iniciativa.
2- Faça um planejamento de metas e KPIs
Para isso, você precisa saber quais são suas metas, o que deve ser mensurado e quando verificar estas métricas.
Os KPIs são métricas contextualizadas na sua estratégia, para levar a uma ação relevante em sua empresa. Portanto, pense nos objetivos do seu negócio e faça uma reunião com os seus times da empresa e defina o planejamento mensal, trimestral e anual. Com este controle você poderá definir metas de referência que cada setor deve se atentar.
3- Atualize os processos
Atualizar os processos é um dos tópicos mais importantes quando falamos de otimização da empresa. Portanto, identifique quais áreas precisam dessa atualização e procure o apoio dos profissionais desses setores. Em seguida, estabeleça planos de ação para trocar, consertar ou eliminar os fluxos ineficientes.
Se você quer ainda mais eficiência na sua empresa, automatizar os processos através de softwares e novas tecnologias são a melhor opção. Eles ajudam a ter uma solução completa do negócio, como um sistema para fábrica de móveis, onde todos os dados ficarão unificados, inclusive os valores investidos nas campanhas digitais, em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos.
4- Análise e elabore as suas previsões de vendas
Analise quais são os produtos de maior saída. Afinal, são eles que merecem sua atenção e que você planeje um estoque maior de insumos para eles. Caso você esteja com um estoque maior de produtos que não venderam tanto, escolha fazer promoções para estimular a venda. Caso o produto realmente não tenha agradado o público, retire-o da produção. Todas essas informações são preciosas para te dar mais assertividade na elaboração de novos produtos.
5- Qualidade a longo prazo
Uma boa gestão da qualidade mira além do sucesso de vendas. É necessário focar na longevidade dos resultados e na melhoria contínua dos produtos, além de manter um legado positivo do seu negócio. Afinal, o sucesso da empresa depende muito de como ela se relaciona com seu público, o que faz com que a satisfação do cliente seja um dos principais pilares.
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