O crescimento saudável de uma empresa depende de vários fatores, mas o planejamento financeiro, com certeza, é a base para o sucesso dos demais.
Ele é responsável por permitir o controle eficiente do fluxo de caixa, visualizar cenários e criar planos de ação, sendo uma peça fundamental para que sua loja de móveis seja lucrativa e cresça ainda mais, sempre de maneira estruturada.
Inclusive, a falta de controle dificulta que a sua loja detecte possíveis rombos no caixa.
Para garantir que o fluxo de caixa esteja equilibrado, confira abaixo 5 dicas essenciais:
Identifique seu estado atual
É preciso saber de fato a realidade da empresa para que o planejamento financeiro seja efetivo. Portanto, avalie os custos, dividindo-os entre fixos e variáveis e em seguida, faça o Balanço Patrimonial na intenção de ser ainda mais preciso na identificação do que cada ativo e passivo traz para a companhia.
Além disso, analise as características da loja. Por exemplo, o tempo de atuação no mercado, pontos a serem melhorados, serviços oferecidos, público-alvo, comunicação etc. Com isso você conseguirá definir melhor onde você deseja chegar.
Estabeleça suas prioridades
Saber quais são as prioridades da sua loja de móveis dão à gestão condições para saber quais os custos que não podem ser cortados, quais são os menos relevantes e, consequentemente, quais podem ser modificados sem danos maiores para o negócio.
Gastos desnecessários precisam ser identificados com urgência. Com as prioridades estabelecidas e o planejamento financeiro finalizado, toda movimentação que acontece no caixa estão sob análise.
Tenha metas
Depois de fazer o Balanço Patrimonial e estabelecer suas prioridades, chegou a hora de definir as metas para os próximos meses e anos, só não se esqueça que elas precisam ser realistas, com base no seu estado atual.
Aumentar o faturamento e o número de clientes, elevar a participação no mercado e até mesmo reduzir as despesas podem ser alguns exemplos.
Controle o fluxo de caixa
Não ter o controle do fluxo de caixa é um grande problema para o negócio, pois sem ele uma loja e/ou fábrica não conseguem realizar o planejamento financeiro e muito menos acompanhar as contas. É extremamente importante ter todas as contas a pagar e a receber organizadas e discriminadas.
Para isso, você pode contar com a ajuda de softwares de gestão, com área exclusiva para a gestão financeira do negócio, que ajudam a ter uma solução completa. Em um sistema para loja de móveis, todos os dados ficarão unificados, inclusive o fluxo de caixa, em um único sistema, dando mais facilidade no acesso às informações, análise, confiabilidade nos relatórios e até mesmo otimizando processos. Esses sistemas reduzem drasticamente o risco de erros.
Faça registros
Como último tópico da lista, é importante definir um método para fazer o registro das contas a pagar e receber. Quando a empresa garante práticas para lidar com as informações, a tendência é que qualquer ação posterior seja aperfeiçoada. Isso garante um controle sobre o capital e permite toda a análise que será realizada posteriormente. Com o registro, a gestão tem como monitorar cada lançamento para saber como andam as finanças da empresa.
Nesse caso, a utilização de softwares de gestão também será bem útil. Afinal, assim como nas metas da empresa, será preciso anotar o que a companhia pretende ganhar durante determinado período. O seu plano de vendas deve refletir suas fontes de receitas, bem como o modelo de precificação e os canais de distribuição. Lembre-se que o ideal é não gastar horas para anotar movimentações ou criar planilhas. Afinal, você poderá usar esse tempo para se dedicar a outras tarefas. Portanto, o investimento em recursos tecnológicos para fazer sua ação ficar mais estratégica é uma boa escolha.
0 comentário