O mercado exige que as empresas prestem seus serviços com excelência, inclusive no que se refere a gestão logística. Realizar entregas e os produtos estarem com defeito ou com dias de atraso pode prejudicar a reputação do seu negócio.
A entrega deve proporcionar uma experiência positiva aos clientes. Caso haja algum erro, seja por falhas na gestão de entradas e saídas de mercadorias, até falta de monitoramento e controle de devoluções, todos os problemas podem ser evitados com um bom sistema logístico. Não adianta prometer agilidade na hora da venda e na entrega a empresa agir de forma oposta.
Por isso, os donos das lojas de móveis devem reconhecer a importância do sistema logístico e implementar ações capazes de garantir bons resultados a curto, médio e longo prazo, melhorando a gestão do pedido, faturamento, separação, conferência, carregamento, controle dos motoristas e roteirização inteligente.
No texto de hoje vamos te dar dicas de como ter um sistema logístico nota 10. Confira:
Gestão do estoque otimizada
A implementação de um sistema logístico eficiente requer dos gestores um planejamento prévio com uma perspectiva estratégica. É necessário conhecer bem a realidade da empresa e de seus clientes.
O cuidado com o controle de estoque deve ser uma das prioridades no negócio, já que é o responsável por saber a quantidade adequada de produtos disponíveis para venda e ter facilidade no controle de todos os itens.
Trabalhar com abundância de produtos estocados acaba não sendo tão vantajoso, pois os custos de armazenagem podem se elevar a qualquer momento, além das chances de os produtos adquirirem avarias.
Já trabalhar com produtos reduzidos também não é o cenário mais indicado, pois pode não ser suficiente para cobrir a demanda, fazendo com que atrase a produção, entrega e prejudique a imagem de sua loja.
Planeje o fluxo
Planejar a logística de distribuição e transporte é uma etapa importante para que ocorra tudo bem com o fluxo de sua empresa.
Cuidando dos mínimos detalhes de todos os processos, desde a logística da entrada do material, a compra e entrega dos produtos, na qual empresa tem a tarefa de fazer chegar ao cliente em perfeito estado, é possível ter uma visão 360° do processo. Isso evitará falta de materiais, ajudará a identificar obstáculos e pensar em soluções para melhorar a produtividade.
Não se esqueça da tecnologia
Hoje em dia, as empresas possuem excesso de informações, necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade, enquanto lidando com os processos com mais agilidade.
É exatamente por esses motivos que adquirir um sistema para loja de móveis vem se tornado uma tendência inegável, com inúmeros benefícios para as empresas, independentemente do seu porte. Essas ferramentas garantem uma solução completa, unificando todos os dados em um único sistema, possuindo mais facilidade no acesso às informações, análise e confiabilidade nos relatórios.
O investimento nessas ferramentas retornará de forma positiva para o dono do negócio: elas evitam erros na cadeia de produção, reduzem os custos logísticos e permitem que os gestores tenham controle das operações.
Lembre-se: cada vez mais a tecnologia se torna essencial para os processos logísticos.
Avalie os resultados
Dificilmente uma loja de móveis alcançará a eficiência em logística se não monitorar as ações e avaliar os resultados, com o foco de achar falhas no processo e realizar os ajustes necessários, adequando suas práticas.
Para realizar a avaliação, uma dica é optar por iniciativas como pesquisas de satisfação, acompanhamento dos pedidos verificando se estão sendo entregues no prazo, análise de relatórios, entre outras.
A gestão do estoque organizada, fluxo planejado, análise de resultados e implementação de ferramentas tecnológicas no sistema logístico estão diretamente relacionados à qualidade dos produtos, serviços e fidelização de clientes.
0 comentário