Ao falarmos de gestão financeira estamos entrando na área onde estão os números mais importantes da saúde de um negócio. Nessa analogia de saúde, as finanças seriam o coração de uma empresa.
Uma boa saúde financeira reflete em todos os departamentos e contribui muito para o sucesso ou fracasso de um negócio.
Uma boa gestão permite não só um bom fluxo, como uma relação mais proveitosa e clara com fornecedores até a satisfação dos funcionários, que também sofrem caso o departamento financeiro não trabalhe com perfeição.
Pensando na já falada importância da boa gestão financeira, nós separamos algumas dicas para você melhorar a de sua loja!
Faça Registros Precisos
Ter os registros financeiros de sua empresa é muito importante. Mesmo os antigos, que servem como base de comparação.
Ter todas as movimentações registradas, as despesas categorizadas e o caixa bem organizado ajuda a ter uma visão muito mais clara na hora de tomar as decisões chaves do departamento. Invista em uma boa forma de categorização e registro e você vai ver a diferença no dia-a-dia.
Quando falamos de manter registros / notas estamos falando de parte da cultura de organização, uma forma de ver a gestão um pouco mais processualizada visando ter um controle maior.
Tenha Metas e Indicadores Claros
Definir metas ajuda a analisar mais rapidamente a saúde do negócio. As tendo você consegue entender o quanto você está no caminho certo e o quanto você precisa corrigir.
Tendo essas metas definidas você tem um norte e o primeiro passo é pensar nos indicadores, ou seja o “o que” você tem como prioridade. Geralmente esse número vai ser o faturamento, bruto ou líquido, ou seja, o quanto de dinheiro você ganha. Mas em alguns casos também pode ser número de vendas.
Sabendo o indicador que você mais quer olhar é a hora de definir a meta – Indicador, valor e prazo. Ou seja, o que, quanto e até quando.
Crie hábito de Acompanhar o Caixa Diariamente
Quando cuidamos de todos os aspectos de uma loja é normal que algum ponto da gestão acabe ficando um pouco de lado e não tenha um acompanhamento tão frequente, se esse ponto for o caixa da empresa você pode ter surpresas desagradáveis!
Monitorar diariamente seu fluxo de caixa diminui consideravelmente a margem para sustos e garante um controle melhor. Garanta que um check diário no caixa faça parte da rotina de alguem de sua equipe!
Categorize Seus Gastos
Separar seus gastos em diferentes categorias ajuda a ter uma visão clara e, em momento de aperto, saber o que é cortável e o que não é. Separando o que é necessário do resto a análise fica mais completa.
É fácil deixar todos os diferentes gastos dentro do mesmo bolo, e isso ajuda muito a ter uma gestão caótica, que é tudo o que você não quer. Cuidado para não cair na cultura do “mais fácil”.
Use Ferramentas de Gestão e Automação
A forma mais básica de controle financeiro, que geralmente consiste em planilhas de Excel, deve ser superada. Contar com ferramentas que te ajudem na gestão te leva para um próximo nível e permite que o controle fique muito menos sujeito a falhas humanas.
Ter um sistema como parte da sua rotina organizacional contribui bem para que você instale uma cultura de organização na empresa, assim os funcionários já trabalham usando uma ferramenta integrada, que vai ajudar os gestores a conseguirem analisar os resultados mais claramente.
Se você for uma loja de móveis planejados, conheça o eFinance, o melhor ERP para loja de móveis do mercado!
Uma gestão bem alinhada impacta diretamente em seu faturamento! Por isso crie em sua empresa a cultura de dar a máxima atenção à gestão financeira, você vai colher os resultados!