Se você se encaixa no grupo de pessoas que quer dicas de como aumentar a margem de lucro da sua empresa, além de nunca ter certeza se está correta, esse artigo é para você! Nós selecionamos algumas dicas para você ser preciso nas suas decisões e lucrar com seu negócio.
Atualmente, a margem de lucro é a porcentagem acrescentada ao custo total do valor de um produto ou serviço. Ela compõe o preço final de venda e revela o quanto um estabelecimento comercial está lucrando ou não através de um cálculo detalhado de custos, adicionado ao valor da margem na formação do preço final de venda. Parece simples, mas tem muita empresa por aí com preços que mal cobrem seus custos. Por conta disso, ela acaba se tornando o principal indicador do futuro do seu empreendimento. Elas dizem se o seu negócio sobreviverá e crescerá ou acabará indo à falência.
Porém, também não adianta simplesmente aumentar os preços dos serviços e produtos que você oferece. Existem maneiras práticas e eficientes que podem elevar a margem sem perder competitividade no mercado. De modo a alcançar essa meta, as estratégias de preço têm um papel vital e devem ser estruturadas de forma séria.
Confira agora dicas valiosas para lucrar mais e transformar o seu negócio.
1- Identifique as margens de cada um dos seus produtos
Em primeiro lugar, é muito importante conhecer o desempenho financeiro de cada produto, ou seja, saber quais são os produtos que geram mais margem de lucro. Com isso, você começa a compreender a sustentabilidade e capacidade de crescimento do seu negócio, além de decidir qual produto merece mais foco e aqueles que os custos deverão ser reduzidos, investindo o tempo e o dinheiro poupados em áreas de potencial para o seu negócio.
2- Trace estratégias para aumentar a lucratividade
Para aumentar a lucratividade em uma venda, você pode simplesmente aumentar o valor dos seus produtos, certo? Mas cuidado, tudo tem um limite e se seu preço for muito superior ao dos concorrentes, seus clientes possivelmente darão preferência a outros vendedores. Um segundo caminho para aumentar a lucratividade é reduzir os custos. Essa ação pode ser feita sempre, com uma análise constante do custo geral da empresa, normalmente feita pela liderança, sempre em busca de otimizá-lo.
3- Otimize os processos logísticos
A logística é um campo em que se pode buscar melhorias na margem de lucro, portanto, também deve ser analisada. Por exemplo, se você costuma comprar de um fornecedor que está localizado longe da sua empresa, obviamente você gastará uma boa grana apenas com frete e isso influenciará no preço final, que também não pode apresentar um custo elevado de frete. É necessário pensar em uma boa logística de distribuição para que não perca venda para a concorrência devido ao preço final de seus produtos.
4- Gerenciamento do estoque
Gerencia seu estoque de forma inteligente. Uma opção viável para conseguir isso é apostar em um sistema de gestão que inclua o controle de estoque. Dessa forma, o problema de falta de produtos na hora do cliente fazer seu pedido é evitado, pois, o sistema impede que não falte nenhum produto sem aviso. O gerenciamento também impede que sobre produtos demais no estoque, fazendo com que seus artigos fiquem parados e você saia no prejuízo.
5. Use a tecnologia a seu favor
Desapegue de sistemas antigos e invista em tecnologia antes de perder espaço para a concorrência, independente do tamanho da sua empresa. Por exemplo, hoje existem soluções customizáveis e sistemas de gestão inteligente que auxiliam na emissão do pedido em campo até a chegada em seu ERP, fazendo com que você tenha total controle nos processos de venda e identifique formas de melhorar sua margem de lucro. Lembrando que sistemas ERP são feitos pensando em áreas especificas. Por isso, você pode ter um sistema para loja de móveis a sua disposição!
0 comentário